A Petronas Carigali Mozambique, subsidiária do grupo Petronas Carigali Overseas da Malásia, possui uma área de sete mil quilómetros na Bacia do Rovuma, onde tem vindo a proceder a trabalhos e estudos geológicos e sísmicos. O governo moçambicano emitiu, em 2008, uma licença a favor de um consórcio liderado pela Petronas, para a prospecção de petróleo em dois blocos nas águas da Bacia do Rovuma, tendo para o efeito a concessionária pago 40,6 milhões de dólares norte-americanos.
A Petronas Carigali Mozambique tem uma concessão para explorar a zona pelo período de 8 anos renováveis por mais 30, se for encontrado petróleo. O Estado moçambicano está representado no projecto pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH). Num passado recente, a empresa norte-americana Anadarko Petroleum anunciara a descoberta de petróleo na Bacia do Rovuma, a 5.100 metros de profundidade, mas sem viabilidade comercial.
A descoberta do petróleo aconteceu numa zona onde já tinha sido detectada a presença de gás natural. Entretanto, o director nacional de Geologia, Elias Félix Daudi, não confirmou se as descobertas de petróleo noutras zonas do país têm interesse comercial. Fonte: Jornal de Angola
Sem comentários:
Enviar um comentário