"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Possibilidade de descoberta do petróleo

A possibilidade de descoberta de petróleo em Moçambique ainda não está descartada. Há indicações de que a Petronas Carigali Mozambique vai lançar até ao início de 2012 um concurso para seleccionar a empresa que vai proceder ao estudo para definir o local onde vão ser efectuados os furos de prospecção de petróleo na Bacia do Rovuma, no Norte de Moçambique.
A Petronas Carigali Mozambique, subsidiária do grupo Petronas Carigali Overseas da Malásia, possui uma área de sete mil quilómetros na Bacia do Rovuma, onde tem vindo a proceder a trabalhos e estudos geológicos e sísmicos.  O governo moçambicano emitiu, em 2008, uma licença a favor de um consórcio liderado pela Petronas, para a prospecção de petróleo em dois blocos nas águas da Bacia do Rovuma, tendo para o efeito a concessionária pago 40,6 milhões de dólares norte-americanos.
A Petronas Carigali Mozambique tem uma concessão para explorar a zona pelo período de 8 anos renováveis por mais 30, se for encontrado petróleo. O Estado moçambicano está representado no projecto pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH). Num passado recente, a empresa norte-americana Anadarko Petroleum anunciara a  descoberta de petróleo na Bacia do Rovuma,  a 5.100 metros de profundidade, mas sem viabilidade comercial. 
A descoberta do petróleo aconteceu numa zona onde já tinha sido detectada a presença de gás natural. Entretanto, o director nacional de Geologia, Elias Félix Daudi, não confirmou se as descobertas de petróleo noutras zonas do país têm interesse comercial. Fonte: Jornal de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry