"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Corredor de Desenvolvimento de Nacala:


CDN PRETENDE FORMAR TÉCNICOS FERROVIÁRIOS

 Em Nampula
-A iniciativa tem em vista fazer face à escassez de operários qualificados
O Corredor de Desenvolvimento de Nacala (CDN), concessionária daquele empreendimento que congrega a ferrovia e o porto, na província de Nampula, vai a breve trecho instalar uma escola de formação de técnicos ferroviários, segundo foi anunciado pela direcção da empresa.
Falando no decurso do “1º diálogo regional norte sobre a inovação tecnológica”, Eduardo Boene, director financeiro do CDN, explicou que o objectivo do projecto, cujo custo de materialização não quantificou, visa fazer face à crise de falta de recursos humanos com formação específica de maquinistas, agulheiros, condutores de trens, operadores de manobras, entre outras áreas.
Com a capacidade actual de escoar cerca de 300 mil toneladas anuais de carga diversa, nos sentidos ascendentes e descendentes, a linha férrea de Nacala poderá atingir a fasquia de 1.200.000 toneladas/ano nos próximos tempos, com o escoamento de carvão de Moatize através daquele canal.
Consequentemente, há necessidade de serem equacionadas respostas efectivas para os desafios que se perspectivam.
Na sequência do encerramento, no Canada, das fábricas que produziam grande parte das locomotivas actualmente em uso pelo CDN, aquela empresa disse ter encontrado alternativa para o problema de acessórios, através de fabrico local.
Trata-se de uma inovação que está a ajudar bastante a nossa empresa  referiu Boene, que incentiva a promoção econsolidação das parcerias entre as empresas e os estabelecimentos de ensino existentes na província de Nampula, pois que os estudantes trazem dinamismo ao desenvolvimento das empresas.
O governador da província, Felismino Tocoli, mostrou-se satisfeito com as linhas de oportunidades abertas pelo CDN e outras instituições que operam na província.
Segundo o plano estratégico provincial, a Escola de Artes e Ofícios de Carapira, consta da lista do principal parceiro do governo, quando se trata de formação de mão-de-obra profissionalizada para os grandes projectos desenhados, licenciados e a operar na província.
Várias comunicações sobre as vantagens da inovação na promoção de desenvolvimento, foram apresentadas no decurso do “1º diálogo regional sobre a inovação”, um encontro que se pretendeu propiciador de momento de definição de estratégias de articulação sustentável entre o sector publico, privado e, comunitário sobre a matéria.
WAMPHULAFAX – 24.10.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry