"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

RAS expulsa imigrantes asiáticos para o país [Mozambique]

UM total de 448 imigrantes ilegais de nacionalidades chinesa, bengali e paquistanesa foram expulsos da África do Sul e encaminhados sábado para o nosso país, ponto a partir do qual entraram fraudulentamente em território sul-africano.
Maputo, Segunda-Feira, 7 de Fevereiro de 2011:: Notícias
O grupo chegou a Moçambique, através da fronteira da Ressano Garcia. Daqui, os 448 asiáticos foram transportados em autocarros do Ministério do Interior para o Centro Aberto de Boane, na província do Maputo. Entre os chineses, cinco são do sexo feminino.
A situação que é pouco comum no país ocorre semanas depois da descoberta e repatriamento de Moçambique de centenas de outros imigrantes com as mesmas nacionalidades, incluindo desta feita somalis e etíopes.
A-propósito, Carlos Rungo, comandante da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província do Maputo, disse à nossa Reportagem que a África do Sul agiu assim, na medida em que os 488 imigrantes utilizaram as fronteiras moçambicanas para entrarem na “terra do rand”.
Eles não têm nacionalidade moçambicana mas em circunstâncias desta natureza e à luz dos princípios gerais do Direito Internacional e normais aplicáveis, a via de entrada tem de ser, obrigatoriamente, via de saída.
Conforme explicou, parte dos imigrantes dispõem de documentos de viagem falsos, enquanto outros conseguiram vistos contrafeitos.
“É prematuro dizer como é que conseguiram esses documentos. Ainda estamos a fazer a triagem e ver cada caso”, respondeu Rungo quando convidado pela nossa Reportagem a explicar como é que os imigrantes teriam conseguido, com alguma facilidade, obter documentos moçambicanos.
Na ocasião, o comandante deu a conhecer que o grupo será repatriado para as respectivas terras de origem na primeira oportunidade. Tal deverá acontecer ainda esta semana.
Enquanto isso, a fonte não especificou se haverá ou não outros imigrantes ilegais em vias de serem enviados à Moçambique pela África do Sul.
A imigração ilegal é um verdadeiro problema no país devido às fragilidades das fronteiras no controlo de documentos de viagem e vistos de entrada.
  • Arsénio Manhice

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry