- E deixa "chagas" profundas
Fomos chamados a assistir, meio atónitos, aa semana que corre as consequências (quiça emocionais) de uma decisão (des)ajuizada do Conselho Constitucional (Tribunal Eleitoral) (CC) ao remover da corrida seis dos nove concorrentes à Presidente da República. Aliás, este acordão atirou ao relento figuras como Raúl Domingos e Jacob Sibinby que são reconhecidamente personalidades que reunem o consenso público de terem os predicados necessários fazer parte do pleito.
Só que o CC foi 'apanhado com a boca na botija' dado ser obvia essa interpretação do desiderato frelimio. Porque? Porque CC, ele próprio, não respeitou a lei, ao não notificar aos candidatos para os avisar da (in)sanabilidade das questões encontradas nos dossier entregues ao CC, preferindo uma remoção directa. Por outro lado, o acodão dá conta que todos os candidatos tiveram quase que os mesmos problemas, mas o CC preferiu arolar as 'contrariedades' encontradas em alguns processos, dos excluídos, para os referir à Procuradoria Geral da República, por lhe parecer haver mais crime nestes que os que transitaram para a fase seguinte.
Nota 01: Raúl Domingos e seu "Politeburo alargado" do PDD já está reunido, ao que se pensa para analizar as implicações das decisões do CC.
Nota 01: O mandatário do PIMO (sr. Magalhães) diz que nesta proxima segunda-feira o Presidente, Jacob Sibinby vai ao PGR para, no seu entender, "entregar-se" para que lhe digam que crime cometeu com a sua candidatura.
M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII
Sem comentários:
Enviar um comentário