"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dhlakama reúne-se com partidos extraparlamentares

Neste sábado em Sadjundjira
Partem esta quinta-feira de Maputo a Sadjundjira os dirigentes dos partidos políticos extraparlamentares, a fim de se reunirem com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, confirmou ao Canalmoz Jeremias Pondeca, da Renamo.
O encontro com Afonso Dhlakama, também confirmado por um dos membros dos partidos extraparlamentares, Ya-Qub-Sibindy, vai acontecer na manhã deste sábado e o líder da Renamo já tomou conhecimento.
Os partidos extraparlamentares es tiveram na última segunda-feira reunidos com o presidente da República, Armando Guebuza, com quem abordaram questões relacionadas com a tensão político-militar que se instalou no País, mormente na região centro, entre o Governo e a Renamo.
Na agenda do encontro com o presidente da Renamo, de acordo com as nossas fontes, constam três pontos, um dos quais a necessidade de diálogo sério sem o recurso às forças militares, o envolvimento de outras forças na discussão dos assuntos do País para evitar que haja mais conflitos no futuro.
Ainda neste sábado, na cidade de Maputo, haverá uma vigília pela Paz que tem pela frente o denominado movimento religioso. Para além da vigília haverá no final uma marcha que vai terminar na Praça da Paz, onde estão convidados todos os partidos políticos, membros da sociedade civil e outras entidades interessadas.
A Renamo tem em cima da mesa no diálogo com o Governo quatro pontos que pretende ver satisfeitos, de modo a poder participar nos processos eleitorais, designadamente a revisão do Pacote Eleitoral, questões de Forças de Defesa e Segurança, a despartidarização do Aparelho do Estado e finalmente  questões  económicas.
Desde Dezembro a este estágio, as partes têm estado a se reunir regularmente em reuniões de diálogo que ainda não produziram sequer um acordo político. (Bernardo Álvaro)
CANALMOZ – 11.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry