"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

“A máquina está pronta e espero que a FIR deixe as pessoas votarem”

 CC invalida eleições no Gurúè e Daviz Simango reage com promessa
 O Presidente do Partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz  Simango, já reagiu ao acórdão do Conselho Constitucional (CC), que anula as eleições no  município de Gurué, norte da Zambézia. Falando ao «Diário da Zambézia» no final da manhã desta quinta-feira, Simango mostrou-se visivelmente satisfeito, porque segundo ele, o MDM fez o seu trabalho de casa e conseguiu a tempo denunciar as irregularidades do município do Gurué. Por um lado, o presidente do MDM considera que a nível do CC houve esforço de tentar trazer alguma confiança diante dos partidos, algo que ele considera de positivo para o país.
Num outro desenvolvimento, aquele líder partidário explicou também que o seu partido pretende que os casos de irregularidades reportados e denunciados não só em Gurué bem como nos outros municípios tenham um desfecho, para que cidadãos que se envolvem nessas irregularidades, não possam repetir e prejudicar um processo de vida dos moçambicanos e fazer com que os órgãos eleitorais não tenham credibilidade.
Estes pronunciamentos do presidente do MDM, vem a propósito da decisão que o Conselho Constitucional tomou em invalidar os resultados das eleições de 20 de Novembro último no município do Gurué, resultados estes, que o Secretariado Técnico Eleitoral ao nível de Gurué, havia dado vitória ao candidato da Frelimo Jahanguir Hussein, mas que nunca agradaram quer o MDM assim como a população de Gurué que se sentia roubada. “Estaremos em Gurué para ganhar” O Presidente do MDM não tem dúvidas que "de um para um", a Frelimo não está preparada para o embate, dai que, promete estar em Gurué com toda sua máquina e com o objectivo previamente definido (ganhar eleições e dar a César o que é de César). Segundo Daviz Simango, o seu partido estará no município de Gurué na sua máxima força e com o objectivo de ganhar estas eleições anuladas e bem anuladas pelo CC. “A FIR deve deixar as pessoas votarem”, apela Presidente do MDM Em quase todas eleições, há um grande inimigo que sempre se coloca enfrente, as Forças de Intervenção Rápida (FIR) que tem o hábito de lançar gás lacrimogéneo para como forma de intimidar o eleitor.
A esta força, Simango, apela para que não intimidem as pessoas, porque votar é um direito constitucional, dai que, a FIR vai estar também em Gurué, aliás, disse ele, que há dias quando lá esteve, viu uma movimentação dos agentes da FIR e acredita que no dia das eleições estarão também. Mas mesmo assim, a vitória não lhe sai da cabeça e acredita que Gurué saberá escolher ao Presidente do município que quer. MDM considera de nocivas as atitudes da CDE-Gurué
Apesar do MDM ter conseguido provar que houve irregularidade, a fonte não deixa de lamentar que os (CDE) Conselho Distrital de Eleições do Gurué e a (CPEZ) Comissão Provincial de Eleições, entraram em actos extremamente nocivos ao processo eleitoral dai que, esta gente que trabalha lá deve ser chamada a razão e punida de acordo com a lei para que caso idênticos não voltem acontecer.
Face a esta anulação dos resultados do Gurué, o Presidente acredita que é na mesa de votação onde há grande problema que trás consigo a turbulência eleitoral que cria condições, para que os presidentes das mesas com o poder que têm mandem deter e escorraçar os delegados do MDM. E porque no presente ano haverá eleições, o Presidente do Movimento Democrático apela que sejam criadas condições para que casos idênticos não voltem acontecer para que o governo que for eleito seja por via de transparência. (António Munaíta e António Zefanias)
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA -24.01.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

| REFLECTINDO SOBRE MOCAMBIQUE |

| DEBATES E DEVANEIOS |

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Ocorreu um erro neste dispositivo

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry