"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Standard & Poor baixa "perspetiva" da economia moçambicana de estável para negativo

A agência de notações Standard & Poor (S&P) reduziu a "perspetiva" da economia moçambicana de estável para negativO, face ao aumento do défice da conta corrente, e admite reduzir ainda a classificação do país nos próximos anos.
Citada pelo diário eletrónico MediaFax na sua edição de hoje, a S&P refere que chegou a esta conclusão depois de constatar que o défice da conta corrente em Moçambique é muito mais alto do que anteriormente se pensava.
"Aquela agência refere que a perspetiva negativa reflete a possibilidade de vir a reduzir ainda mais a classificação dentro dos próximos anos, caso os progressos nos grandes investimentos reduzam, caso os projetos pareçam insuficientes para gerar o crescimento necessário para reduzir o défice fiscal e externo ou ainda caso haja um aumento na dívida externa a título comercial para projetos do setor público", afirma a publicação.
Na semana passada, o parlamento moçambicano aprovou uma proposta de revisão do Orçamento do Estado (OE) de 2013, com a necessidade de enfrentar o impacto das inundações do início deste ano, bem como as despesas decorrentes do reassentamento de população, devido à implementação de projetos de infraestruturas, e as das eleições autárquicas de 20 de novembro, entre outras.
Com a aprovação da revisão, a despesa total do OE moçambicano de 2013 é fixada em cerca de 4,5 mil milhões de euros, contra 4,4 mil milhões de euros do gasto autorizado no orçamento aprovado no ano passado.
Na sexta-feira, a Autoridade Tributária de Moçambique anunciou o cumprimento de 56,2 por cento do Retificativo de 2013, correspondente a 1,7 mil milhões de euros de encaixe fiscal já canalizados para a Conta Única do Tesouro.
O presidente desta instituição governamental, Rosário Fernandes, garantiu que, antes da aprovação do orçamento retificativo, em julho, a sua instituição conseguiu ultrapassar a meta das receitas estabelecida para aquele mês.
Segundo o presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, "em termos cumulativos, de 01 de janeiro a 31 de julho de 2013, a meta da Lei Orçamental foi cumprida rigorosamente em 102,93 por cento".
MMT // MLL
Lusa – 19.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry