"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tete: Descoberta reserva de ferro em Chiúta

UMA reserva com quantidades enormes de ferro de alta qualidade acaba de ser descoberta em Massamba, no distrito de Chiúta, centro da província de Tete. No local continua a decorrer, numa fase bastante adiantada, a prospecção do recurso com vista a permitir-se a sua exploração prevista, em princípio, para meados de 2016.

Maputo, Quinta-Feira, 3 de Janeiro de 2013:: Notícias
Fonte da Direcção Nacional de Minas confirmou terem sido inferidos até ao momento, em Massamba, nas proximidades do distrito de Moatize, 482 milhões de toneladas de recursos de ferro pela empresa Capitol Resouurces, uma subsidiária da Baobab Reources.
Entretanto, dados fornecidos pelo administrador distrital de Chiúta, Celestino Checanhanza, que forneceu esta informação ao nosso Jornal, indicou que a multinacional encontra agora, empenhada nos últimos preparativos para o início da exploração daquele mineral dentro dos próximos três anos.
“Não há dúvida e tudo indica que em 2016 arranca a exploração do ferro no nosso distrito, porque os investidores, assim como os presumíveis compradores, estão com olhos virados para Chiúta” - disse Checanhanza.
Aquele responsável apontou ainda que o ferro será o primeiro mineral a ser explorado no distrito onde foram, igualmente, encontrados no subsolo outros minérios como cobre, mármore, titanic e água mineral.
De acordo com Checanhaza, o programa de pesquisa dos recursos minerais no subsolo do distrito de Chiúta, a cargo do Governo, ainda está em curso e, dentro em breve, serão tornados públicos outros resultados obtidos com este trabalho.
“O nosso distrito possui muita riqueza no seu subsolo e se tudo for bem explorado poderemos conhecer outros níveis de desenvolvimento socioeconómico desta região da província e porque não do país em geral” - apontou Checanhanza.
O administrador de Chiúta disse, por outro lado, que está programado para os próximos dois anos, a construção de um ramal ferroviário da linha de Sena, que partirá da Vila de Moatize à Manje, sede distrital de Chiúta, o que vai contribuir para catapultar o desenvolvimento da região e melhoramento do sistema de escoamento de produtos agrícolas excedentários, assim como outras mercadorias como madeira, tabaco, entre outros produtos extraídos na região.
“A empresa mineira ENRC que opera em Chissua, distrito de Cahora-Bassa, junto à margem direita do rio Zambeze, está com intenções de construir do lado de Chiúta, na margem esquerda, um ramal que ligará Manje à vila de Moatize, assim como ao Porto da Beira” – disse
Checanhanza apontou que para este projecto, a ENRC está desde os finais de 2011 a efectuar os estudos de viabilidade económica e do impacto ambiental já na fase conclusiva e tudo indica que o projecto da linha-férrea de Manje vai arrancar num futuro muito próximo.
A energia da rede nacional que abastece ao distrito de Chiúta, há cerca de cinco anos, a introdução de culturas de rendimento como o tabaco, algodão, soja e a exploração dos recursos madeireiros de alta qualidade, estão a transformar a face do distrito para o melhor.
“Verificamos, ultimamente, em quase todas as comunidades rurais, camponeses com casas grandes e convencionais, meios de transportes desde viaturas, motorizadas até bicicletas. A vida está a atingir níveis aceitáveis no meio rural” – concluiu Checanhanza.  
  • BERNARDO CARLOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

| REFLECTINDO SOBRE MOCAMBIQUE |

| DEBATES E DEVANEIOS |

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Ocorreu um erro neste dispositivo

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry