"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Renamo termina diálogo frustrada e anuncia plano para dividir o país!

Partido de Afonso Dhlakama radicaliza o discurso.
“Se as conversações em curso continuarem a ser um espectáculo barato promovido pela delegação do governo, seremos forçados a dividir o país a partir do rio Save, com vista a forçar a Frelimo a ceder aquilo que são as preocupações da população”, diz o delegado da Renamo em Sofala, Albano José.
Foram necessárias três semanas e três encontros para que a delegação da Renamo, liderada por Manuel Bissopo, percebesse que o aparente gesto de boa vontade e abertura para o diálogo por parte do Governo não passava de um presente envenenado, que visava distrair o maior partido da oposição do essencial: o pacote eleitoral que foi aprovado ontem, na especialidade e em definitivo,  pelas bancadas parlamentares da Frelimo e do MDM, enquanto decorria o encontro entre o Governo e a delegação da Renamo, liderada por Manuel Bissopo, numa sala privada de um restaurante na capital do país.
Curiosamente, o mesmo pacote eleitoral havia sido aprovado na generalidade na segunda-feira passada, justamente no mesmo dia e hora em que decorria a segunda ronda do diálogo entre o Governo e a Renamo. onde? na sala privada do mesmo restaurante que acolheu as derradeiras sessões de diálogo!
Ontem, Manuel Bissopo e a sua delegação saíram da sala do diálogo visivelmente frustrados para anunciar aos jornalistas que o diálogo havia terminado e que não teriam lugar outros encontros. A principal razão apresentada pela Renamo tem a ver com o facto de, alegadamente, o Governo ter-se mostrado insensível às questões apresentadas pela Renamo. Assim sendo, acrescentava Manuel Bissopo, não restava outra alternativa à Renamo senão “desencadear juntamente com o povo uma cadeia de acções” visando impedir que “um pequeno grupo, que se intitula dono do país, liderado por Armando Guebuza e sua família, “continue a excluir os moçambicanos e a partidarizar o Estado e as suas instituições. Esta foi a tónica do discurso do secretário-geral da  Renamo.
O PAÍS – 18.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry