"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Questionário Confidencial” às Forças Armadas


"É ilegal e Anti-Constitucional"
- defende Joaquim Madeira, Procurador-Geral da República

O Procurador-Geral de República (PGR), Dr. Joaquim Madeira, disse ontem ao «Canal de Moçambique» que o documento intitulado "Questionário Confidencial", que esta a circular nas «Forças Armadas de Defesa de Moçambique – FADM» "é ilegal e anti-constitucional".


"A ser verdade que o referido questionário aponta para questões político partidárias, é ilegal", disse o PGR.
O mais alto magistrado do Ministério Público no país sublinhou que em qualquer democracia, no seio das magistraturas, nas forças armadas, na polícia "não há partidos políticos". "Isso é um princípio universal, talvez com a excepção da China".


Entretanto o «Canal de Moçambique» apurou das suas fontes que altas patentes do exército e fiéis as partido Frelimo estiveram, na terça-feira, em "muitas reuniões" para saberem quem teria sido o veículo transmissor do "Questionário Confidencial" ao «Canal de Moçambique.
Outras questões do "Questionário Confidencial"Só lendo o "Questionário Confidencial" de 11 páginas e com 29 perguntas, algumas das quais extensas, é que se pode ter uma ideia global da «frelimização» das «FADM» a que os "Generais e oficiais superiores" (Vsff Canal 379 de 06 de Junho de 2007) "estão sujeitos" segundo o brigadeiro Jorge Gune, pessoa que confirmou a autenticidade do referido documento ao «Canal de Moçambique» quando o procurámos para nos certificarmos disso mesmo e pedirmos ao Comandante da «Casa Militar» para o comentar.


Para além da identificação geral a que estão sujeitos os "Generais e oficiais superiores", os questionados tem que dizer se os seus pais estão "Vivos" ou "Mortos" e a que organizações "pertence ou pertenceu". Segue-se a questão dos "Rendimentos ou bens que os pais possuem, para além do salário". No "Questionário Confidencial", dos questionados também se quer saber se eles possuem "outros meios de vida além do seu vencimento?".


Mas ainda há muito mais perguntas interessantes que não deixam nenhuma dúvida do que se está a fazer às Forças Armadas de Moçambique. Deixam claro que a chancela da «frelimo» está a tornar-se uma exigência, como o prova o "Questionário Confidencial"..
"Pertenceu ou pertence a alguma Organização de Massas Moçambicana?" "Qual?".
Depois destas segue-se uma das que talvez seja das mais espectaculares: "Com que tipo de arma se sente melhor atirador?...Acha que necessita de treinos periódicos?".


Os questionados também estão sujeitos a revelar se tem alguma crença em alguma religião ou culto, qual, e se são praticantes, para além de serem convidados a dissertar quanto ao que pensam sobre Religião.


No acto da entrega do "Questionário Confidencial" aos questionados para ser preenchido são exigidos documentos comprovativos das suas respostas e as exigências todas são de carácter obrigatório. Exige-se que anexem a carta de condução, bilhete de identidade, diplomas ou certificados, certidões de nascimento e casamento, etc., mas "serão devolvidos na altura".
Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE






Luggage? GPS? Comic books?
Check out fitting gifts for grads at Yahoo! Search.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry