"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Turquia elege Presidente islâmico


O Ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Gul, foi eleito o próximo Presidente do país, sendo o primeiro Chefe de Estado com um passado islamita na história desta república secular.
Gul ganhou uma terceira e decisiva volta na votação parlamentar com uma clara maioria.
A sua candidatura dividiu a Turquia durante meses, inspirou manifestações nas ruas e forçou uma eleição geral antecipada.
A eleição de Abdullah Gul foi o culminar de um processo controverso que fez com que o seu partido, actualmente no poder, se virasse contra poderosos secularistas.
Na véspera da votação parlamentar, o chefe do exército turco, o General Yasar Buyukanit, referiu-se ao que designou como 'centros do mal' que tentavam corromper a natureza secular da Turquia.
A elite apoiada pelo exército, bloqueou a primeira candidatura à presidência de Abudallah Gul em Abril, mas desta vez não interveio para afectar a votação.
Reacção
Gul nega ser uma ameaça ao secularismo do seu país.
O seu partido AK refere que a sua vitória esmagadora na eleição geral do mês passado demonstra que o Ministro turco dos Negócios Estrangeiros conta com o apoio da maioria dos turcos.

O vice Secretário-Geral do partido da oposição, Onur Oymen afirma que o partido republicano do povo vai apoiar Gul mas refere que a sua presidência pode causar problemas para a Turquia secular.
"O Presidente da República tem muitas funções e não estamos certos que ele vá cumprir as suas funções de forma totalmente objectiva."
O partido AK tem raízes em partidos proíbidos pró islamitas da década de noventa.
Há uma década, o exército auxiliou o afastamento do primeiro governo pro-islamita da Turquia mas agora é pouco provável que tome uma acção tão drástica contra o partido AK.
Não se trata apenas da Turquia ser um país candidato à adesão à União Europeia, mas o actual governo AK ganhou 47% dos votos nas recentes eleições gerais.
Isto conferiu-lhe um mandato popular bastante mais forte do que a fraca coligação dos anos noventa.
Fonte: BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry