"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Cadastro de terras roubado no município de Maputo

VOLVIDOS vinte e cinco dias da destruição de uma base de dados informáticos, sobre o cadastro de espaços de terra nas instalações da Direcção Municipal de Planeamento Urbano e Ambiente, na cidade de Maputo, continuam por localizar os responsáveis pelo roubo de memórias e discos duros de computadores usados para guardar essas informações.

O vereador do pelouro, Silva Magaia, disse que o município ainda está à espera do resultado das investigações levadas a cabo pela Polícia de Investigação Criminal. Acrescentou, todavia, que está optimista quanto ao resultado do trabalho da Polícia que, possivelmente, será concluído num futuro não muito distante.
Segundo Magaia, os materiais roubados continham importantes informações relacionadas com a concessão de espaços de terras, proprietários e todos os dados que permitem a elaboração de plantas topográficas que estavam a ser introduzidos, no âmbito do processo da digitalização dos documentos sobre a matéria existentes naquele departamento.
Para apoiar o trabalho das autoridades policiais, o nosso interlocutor disse que alguns funcionários que trabalham directamente com essa área prestaram declarações, não por se presumir que estejam relacionados com o caso, mas para tornar as investigações mais viáveis.
"Neste momento, a principal ideia é esclarecer o desaparecimento daquele material informático e o responsável disso para que possa responder pelos seus actos", referiu Magaia que acrescentou que já deixou de ser preocupação a recuperação destes acessórios porque a sua vereação tem as mesmas informações guardadas em outros locais, mais seguros o que significa que a acção dos criminosos terá sido em vão.
De acordo com Silva Magaia, a identificação dos responsáveis pelo roubo poderá permitir que os trabalhos daquele departamento possam ser prosseguidos à vontade, atendendo que já terão sido identificados os "inimigos".
O roubo dos discos duros e memórias de computadores ocorreu na noite do passado dia quatro do corrente mês, e para lograrem os seus intentos, os meliantes teriam danificado as grades das janelas do escritório onde se encontravam os computadores e introduziram-se nas instalações, aproveitando-se do facto de o edifício não estar no momento guarnecido.. Outro factor que teria contribuído para concretização das intenções dos criminosos é o facto de os guardas destacados para zelar por aquele edifício, também terem a missão de controlar outras instalações, pertencentes à mesma vereação na mesma zona.
Magaia lamentou a destruição dos computadores, situação que, segundo ele, vai fazer com que haja menos máquinas operacionais a ajudarem na organização das fichas de dados sobre terrenos no município de Maputo.
Fonte:Notícias

M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII







Fussy? Opinionated? Impossible to please? Perfect.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry