"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Línguas árabe e chinesa nos currículos da UEM?

'Out of blue' ou...
Árabe e Chinês ou e' fruto de pura negociata que os nossos dirigentes fazem nessas 'jantaradas' pelos pacatos cantos de Maputo? A pública Uni Eduardo Mondlane, a meu ver, deixou de ser referencia e destoou-se face aquelas que são as linhas de pesquisa e de oferta de ensino superior aos moçambicanos.
 
A 'Eduardo' devia sempre ter presente que não mais 2% da população jovem e adulta que ate' desemboca nas suas faculdades sabe ler e escrever em português, e como disse o comentarista que me secundou mal dominam a sua língua vernácula. Por exemplo, por culpa do Estado (Colonial e governado pela Frelimo) e, sobretudo, passados 30 anos ninguém se pode orgulhar que se pode debruçar e escrever fluentemente na Língua Shangana, Elomwe, Emakhua, entre outras. Senhores, isto nos e' lisonjeiro!
 
Para mim, estes investimentos todos drenados dessa maneira devem ser canalizados para o desenvolvimento e capacitac ao institucional primeiro para esta questão local, e não Russo, Chinês, árabe e por ai fora. Não nos distraíamos, por que os árabes nem os chineses la' não admitem essa brincadeira nas suas escolas. Os nossos dirigentes devem saber captar o imaginário do cidadão para satisfazer sua aspiração. 
 Trejario Salomao J Jorge

Fonte: Mocambique para todos

M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII



Building a website is a piece of cake.
Yahoo! Small Business gives you all the tools to get online.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry