"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dhlakama deve ter cuspido Daviz Simango

...por lhe ter desobedecido.
Conforme a imprensa de hoje, Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, "dando juz ao seu atribuido cognome de coveiro da democracia, acaba de ordenar a expulsão do actual edil da cidade da Beira, Daviz Simango, das fileiras da Renamo, o maior partido da oposição no País. Dhlakama acusa Simango de ter colocado achas na fogueira para que a revolta das bases do partido tenha se concretizado o que desaguou na candidatura independente do ainda presidente do Conselho Municipal do Chiveve."
"Fontes internas da Renamo acrescentaram ainda que Afonso Dhlakama considera Daviz Simango um traidor da Renamo, pois com a sua suposta rebeldia pode acabar com a hegemonia da “perdiz” em Sofala, facto que levou com que esta província do centro do País fosse considerado como seu bastião.As mesmas fontes adiantaram que a expulsão efectiva de Daviz Simango da Renamo será oficializada em Quelimane, numa reunião do Conselho Nacional do partido, a decorrer entre os dias 19 e 20 do corrente mês."
Milaco despachado para Beira para conter ganhos de Simango
A imprensa refere ainda que "Afonso Dhlakama mandou para Beira uma equipa chefiada por Armindo Milaco, chefe do departamento central da mobilização da Renamo, para dar a sua cartada política, de modo a inverter o cenário infeliz que é vivido por Manuel Pereira, candidato oficial da “perdiz” às eleições autárquicas de Novembro à porta.E Milaco já está a trabalhar no Chiveve e conta com o apoio do tristemente famoso, Fernando Mbararano, delegado provincial da Renamo em Sofala, e outros que estiveram na dianteira quando desferiram o golpe fatal a Simango.Armindo Milaco, conhecido pelas suas estratégias aquando do bulício da pacata Mocimboa da Praia, reconhece que a situação não é nada favorável a Pereira e acusa Simango de ter se candidatado como independente só para causar povorosa na Renamo."
Expulsão de Daviz Simango foi confirmada por Ossufo Momad
Segundo indica a imprensa, "Ossufo Momad, Secretário Geral da Renamo, embora cauteloso, assegurou que Daviz Simango é uma carta fora de baralho na Renamo. Aliás, ele acusa o actual edil da Beira de ter alimentado o seu próprio suicídio, a partir da altura em que se declarou como candidato independente. “Daviz Simango já não é do nosso partido. E em breve vamos oficializar a sua expulsão da Renamo”, disse Momad, para quem Daviz Simango violou os estatutos da Renamo ao “rebelar-se” contra esta formação política que tem Dhlakama como seu líder.
Simango mantem o "status quo"
A imprensa ouviu de seguida Daviz Simango que "diz que continua na Renamo. Daviz Simango refuta a sua expulsão da Renamo e esclarece que ainda continua com as suas quotas em dia no partido. “Se me querem expulsar da Renamo, milhares de apoiantes meus terão o mesmo destino, atendendo que a minha candidatura como independente surgiu das bases deste partido”, esclareceu ele. Daviz Simango foi mais longe ao afirmar que a sua candidatura como independente reflecte a vontade das bases da Renamo e em momento algum manifestou derrubar a quem quer que seja no partido. Simango falou ainda da exoneração dos vereadores Fernando Mbararano, da Construção e Infraestruturas , Faque Ferraria Inácio, da Protecção Civil e Sistemas de Transportes, e Manuel Bissopo, do Plano e Finanças, bem como do director de Feiras e Mercado, Arnaldo Tivane, e diz que foi por causa de traição. Simango, contudo, está confiante na vitória nas próximas eleições e garante que “a Frelimo jamais voltará a governar a cidade da Beira. "

6 comentários:

  1. Eu só pergunto se Dhlakama, Momade, etc, têm conselheiros, isto é assessores com canhenho?

    Daviz Simango faz bem. Que os tais se pronunciem lá em Quelimane, mas ele deve continuar firmemente como da Renamo.

    E o que faz a Ivone? Já não lê para entender o que as pessoas pensam?

    ResponderEliminar
  2. Dhlakama esta' a mostrar que, afinal ele sempre teve medo do potencial politico do Deviz Simango!
    A Renamo, definitivamente esta' a cavar a sua sepultura. Onde acham que ira, com esses expressivos militaristas? Os tempos sao outros e parece que ninguem dessa gente consegue fazer uma leitura compreensivel dos fenomenos que estao a decorrer a sua volta!
    Simango vai ganhar a Beira, depois quero ver o queixo destes senhores!

    ResponderEliminar
  3. A Ivone anda silenciosa como o Manuel Pereira!

    ResponderEliminar
  4. E' simplismente fantasmagorico notar que a senhora Ivone tenha pautado pelo silencio. Mas e' um silencio comprometedor. Porque se bem olharmos na coisa, ela tem dado informacao na imprensa que dao entender que esta' do lado da razao, nao, da falta de razao.

    ResponderEliminar
  5. 'Disciplina partida'aria' [de que se fala por ai'] pode ser o fenomeno que apanhou aos quadros da perdiz tb.

    ResponderEliminar
  6. O silencio de alguns é realmente deveras comprometedor

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry