"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Casas das vítimas do Paiol de Malhazine


Obras de reconstrução são de baixa qualidade
- refere Carlos Tembe, do «Juntos Pela Cidade»
"Não é um favor, é um direito e obrigação do Estado moçambicano fazer o que deve à população porque se trata de um Paiol do Estado que causou estes transtornos. A responsabilidade de repor todos os danos causados é também sua" – reverendo Carlos Tembe, Chefe da Bancada da JPC na Assembleia Municipal de Maputo-Cidade
"O Gabinete de Apoio e Reconstrução não só deve proceder à reconstrução e reabilitação das casas, deve ainda exigir dos seus empreiteiros que as obras sejam de qualidade" – Idem

As obras de reabilitação das casas das vítimas das explosões do Paiol de Malhazine, ocorridas no passado dia 22 de Março deste ano, estão a deixar a desejar.. Tal facto inquieta sobremaneira o chefe da Bancada do movimento JPC (Juntos Pela Cidade), Reverendo Carlos Tembe. Falando em entrevista exclusiva ao «Canal de Moçambique» disse que "as obras de reconstrução e reabilitação de algumas casas parcialmente destruídas aquando da trágica explosão do Paiol de Malhazine, são de baixa qualidade".
Segundo ele, que falava à margem da XVIII Sessão Ordinária da (AM), o Gabinete de Apoio e Reconstrução das vitimas das explosões do Paiol de Malhazine, encabeçado por Cristina Matavel, embora tenha sido alertado sobre a baixa qualidade das obras executadas nos locais atingidos pelo memorável desastre militar, dos vários que têm vindo a registar-se na «Era Guebuzeana». "O desleixo é enorme". "Continua a promover esse tipo de reconstruções e reabilitações que não estão a ajudar em nada para as pessoas que viram as suas casas destruídas ou rachadas".
Ainda de acordo com Carlos Tembe, "acontece também que as pessoas têm medo de reagir e exigir que as suas casas sejam bem reconstruídas. Encaram a reconstrução como se de um favor se tratasse, o que não corresponde à verdade. A reconstrução dessas casas é obrigação do Estado e este deve fazê-lo de forma justa e honesta de modo a que àquelas pessoas sejam repostas as casas, mas não com a qualidade baixa que estamos a ver".
Entretanto, Carlos Tembe disse: "Eu, pessoalmente, apresentei esta preocupação ao vereador da área do Ambiente e Urbanização, engenheiro Silva Magaia. Expliquei-lhe que há necessidade de contratar empreiteiros capazes de reconstruir casas que devolvam a dignidade a essas pessoas que desde aquele trágico acidente continuam a sofrer muito porque para além de algumas terem perdido parentes foi horrível ver casas que construíram com muito sacrifício a serem destruídas. E, hoje, durante a reposição, mesmo com a existência de fundos, estão na nossa frente reconstruções que não respeitam os princípios morais".
"Esta exortação eu continuo e vou continuar a fazer para que as pessoas que estão em frente do Gabinete de Apoio e Reconstrução tenham esta moral de fazer coisas boas para que as vítimas vejam a sua dignidade devolvida, porque merecem", refere o reverendo Carlos Tembe.
Ele, visivelmente agastado insiste que "a reconstrução e a reabilitação das casas das vítimas não é um favor". "É direito e obrigação do Estado moçambicano fazer o que deve para a população porque se trata de um Paiol do Estado que causou estes transtornos todos".
"A responsabilidade é também sua (do Estado), de repor todos os danos causados".
Num outro contexto, Tembe viria a salientar que "o Gabinete de Apoio e Reconstrução não só deve proceder à reconstrução das casas. Deve exigir dos seus empreiteiros que as obras sejam de qualidade".

Fórum das vítimas do Paiol de Malhazine é um fiasco

O fórum criado aquando das explosões do Paiol de Malhazine para responder às necessidades das vítimas não está a tomar conta do recado, pelo que a fonte disse que "mesmo com a existência desse fórum, o que me parece é que ele é composto por pessoas que não têm conhecimento das leis e não têm responsabilidades colectivas".
"Pude notar também que as pessoas que estão a trabalhar na reconstrução e reabilitação das casas têm tentado corrupção – há quem quer tirar proveito disso e devem ser tomadas mediadas de modo a corrigir a situação", defende Carlos Tembe, deputado municipal pelo Juntos Pela Cidade.



Fonte:Canal de Moçambique

M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII





Sick sense of humor? Visit Yahoo! TV's Comedy with an Edge to see what's on, when.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry