"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

ELIMINAÇÃO DA LEPRA PODERÁ SER DECLARADA DENTRO DE UM ANO

No país
Moçambique poderá declarar eliminada a lepra no período de um ano, mercê dos esforços positivos registados a nível nacional, em particular no sector da saúde.

A perspectiva foi facultada, em Nampula, pelo ministro da Saúde, Paulo Ivo Garrido, quue revelou que a actual taxa de prevalência da lepra no país se situa em cerca de 1,2 casos num universo de 10 mil habitantes.
Garrido, que orientou a [leia mais clicando a seguir] 3ª Reunião Nacional de Aceleração da Eliminação da Lepra, um objectivo preconizado para o ano de 2009, acrescentou que os esforços que têm sido realizados mostram que a doença será eliminada no período de um ano, altura que se prevê atingir a taxa de menos um caso, num universo de 10 mil habitantes.
Até Agosto de 2006, a taxa de prevalência da lepra no país estava situada em 1,4 casos num universo de 10 mil habitantes.
Ivo Garrido referiu que os avanços alcançados foram em grande medida o corolário do empenhamento dos técnicos do seu sector, e em particular dos voluntários e da sociedade civil na mobilização das comunidades para identificação dos pacientes com sinais da doença para se dirigirem às unidades sanitárias a fim de se submeterem ao teste.
O governante exaltou o facto do combate à lepra estar a ser desenvolvido com dificuldades de carácter financeiro para garantir a mobilização de meios circulantes para deslocação das brigadas que trabalham no terreno.
Existem regiões que ainda registam altas taxas de prevalência da lepra, nomeadamente Meluco em Cabo
Delgado, Mogincual em Nampula, Gilé na Zambézia e Muanza em Sofala, que necessitam de ser atacados com urgência. Observou Paulo Ivo Garrido.
Outro desafio do sector da Saúde que será potenciado nos próximos tempos, estará centrado na reabilitação e eliminação das deformidades físicas e psicológicas por parte dos doente curados da lepra.
Neste momento, as províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa, Sofala e Zambézia, são aquelas que registam maior incidência da lepra, tendo, em consequência, as estruturas locais da saúde ligadas aos programas de combate à doença, apresentado, no encontro, as estratégias que estão já a desenvolver no seio das comunidades.
Fonte:WAMPHULA FAX
M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII

___________________________________________________________________________________
Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search
that gives answers, not web links.

http://mobile.yahoo.com/mobileweb/onesearch?refer=1ONXIC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry