"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Chissano acelera paz no Uganda

O EX-PRESIDENTE moçambicano, Joaquim Chissano, encontra-se desde a última sexta-feira em Juba, sul do Sudão, na sua qualidade de enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas ao conflito ugandês, noticiou ontem a Agência de Informação de Moçambique

Segundo esta agência, o principal objectivo desta deslocação é de reactivar e monitorar o diálogo de paz entre o governo ugandês e os rebeldes do Exército de Libertação do Senhor (LRA), que combatem as autoridades de Kampala, num conflito que lavra no norte do após há vários anos.

A fonte revelou que Chissano se deslocou ao Sudão para se reunir com os líderes do LRA depois do encontro que manteve quarta-feira, em Kampala, capital do Uganda, com o Presidente da República Centro-Africana, François Bozizé, que visitava aquele país.

Não foram revelados os pormenores dos assuntos debatidos neste encontro.

Em Abril último, o Governo ugandês e a LRA assinaram um acordo para estender a cessação das hostilidades até ao final de Junho, e retomar as conversações de paz em Juba sob mediação do vice-presidente do Governo do sul do Sudão.

Nessa altura, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apreciou os esforços do seu enviado, Joaquim Chissano, na promoção das negociações que garantiram o acordo então alcançado para a paz no Uganda..

Sobre a presente deslocação de Chissano a Juba, Ban Ki-moon recomendou às partes em conflito a comprometerem-se no diálogo sério e responsável, para permitir que se alcance um acordo definitivo e duradoiro para o bem da região norte de Uganda.

Ainda ontem, a AIM referiu que o chefe de assuntos da África Central e austral do Departamento dos Assuntos Políticos da ONU, Valerie de Campos, enalteceu na semana passada, as causas do conflito ugandês, sustentando que elas estão "directamente ligadas a questões étnicas, nomeadamente a exclusão de uma das etnias na gestão do país".

Segundo ele, os processos de decisão, a falta de acesso ao poder político e aos recursos económicos, levaram ao surgimento de rancores que resultaram no presente conflito armado que lavra no norte do Uganda.

Fonte:Notícias/AIM

M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry