"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Para a produção de Bioetanol Petromoc procura USD 408 milhões

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc), juntamente com os seus parceiros, está empenhada na busca de 408 milhões de dólares americanos para o financiamento dum projecto de produção de bioetanol, com capacidade de 226 milhões de litros por ano.
O bioetanol é um combustível que move motores a gasolina.
Cláudio James, um dos engenheiros da Petromoc, disse ontem ao media mediaFAX que o projecto cuja previsão é ser implementado em três fases, a se tornar realidade, irá criar cerca de 800 postos de trabalho e implicará uma redução substancial nos gastos com a gasolina.
" O projecto já e está traçado, a Petromoc e os parceiros estão à procura de financiamentos para a sua
concretização o que implica o plantio de 45 mil hectares de Jatropha para a produção de 500 mil toneladas anuais que permitirão a produção de 226 milhões de litros por ano" , disse James.
São parceiras da Petromoc no projecto (de produção de bioetanol), a companhia brasileira INM internacional,
a Sonipal lda e Aruângua agro-industrial.
Produção de Biodiesel em Marcha
Enquanto-se busca financiamento para a produção do bioetanol, a Petromoc e seus parceiros, estão a por em marcha um projecto de produção de biodiesel, orçado em 4 milhões de dólares americanos. O referido projecto está a ser implementado em fases. A fase inicial já consumiu 600 mil dólares americanos.
"Estamos na fase piloto de produção de biodiesel e para isso usámos óleo de copra, mas estamos a considerar outras culturas como a Jatropha por exemplo", referiu James.
Cláudio James vaticinou que dentro de 36 a 48 meses, o País estará dotado de uma capacidade de produção de biodiesel suficiente para abastecer todo o território nacional.
Actualmente existe uma empresa a plantar coqueiros para a produção de copra mas devido à demora na evolução daquela planta que chega a levar sete anos para começar a produzir, a Jatropha é apontada como
a saída mais provável.
Actualmente a capacidade instalada é de 80 mil litros de biodiesel por dia.
O biodiesel é o combustível que move motores a gasóleo.
Ainda sobre a matéria prima para a produção de biodiesel, James disse estar esperançado que o Governo anuncie incentivos para os produtores de oleoginosas.
Presentemente, a Petromoc dispõe de 3 mil hectares para o plantio da Jatropha.. Acerca da viabilidade da planta, James disse que o estudo nesse sentido está em fase avançada e deverá terminar brevemente.
(Daniel Maposse) 
Fonte:MEDIA FAX

 M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII



Choose the right car based on your needs. Check out Yahoo! Autos new Car Finder tool.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry