"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Alfabetização

Homens com vergonha de aprender o abecedário ao lado das mulheres
"É a vergonha e o orgulho que faz com que alguns homens, mesmo sabendo que não sabem ler nem escrever não se dirijam aos centros de alfabetização"- Ernesto Muianga, Director Nacional de Alfabetização de Adultos
Desde que Moçambique introduziu no currículo da Educação a alfabetização de adultos em cumprimento do preceituado nos «Objectivos de Desenvolvimento do Milénio» (ODM) delineados pela Organização das Nações Unidas, o processo tem vindo a conhecer grandes avanços. No entanto, as desistências dos alfabetizados no meio do ano lectivo e ausência das salas de alunos do sexo masculino estão a manchar de certa forma o processo. Em entrevista ao «Canal de Moçambique» o Director Nacional de Alfabetização de Adultos no Ministério da Educação, Ernesto Muianga, reconheceu a existência desses dois obstáculos.
A mesma fonte, contudo, disse que mesmo assim há bastante confiança no sucesso deste processo que prevê a alfabetização de mais de metade da população adulta no País com particular incidência nas mulheres que estão na situação mais crítica.
Solicitado a explicar as razões dos elevados índices de desistência em algumas escolas de alfabetização, principalmente nas zonas rurais, o interlocutor do «Canal» foi peremptório: "existem vários factores, mas o que mais se destaca para esse cenário é sem dúvida a fome".
Ainda de acordo com Ernesto Muianga "nas zonas rurais, quando chega a fase da seca e da estiagem a tendência dos alunos é de abandonar as salas e lutar pela sobrevivência".
Mas existe uma outra explicação para as desistências. "É o facto de alguns homens proibirem as suas esposas de se dirigirem às escolas".
"Estamos a sensibilizar os homens para que deixem de comportar-se dessa forma", asseverou Muianga que acrescenta: "Temos tido apoio das mulheres que já perceberam a importância de saber ler e escrever". "É a mulher que passa vergonha no hospital quando não sabe interpretar o calendário do bebé. É a mulher que se sente mal quando não sabe ler as receitas médicas para o filho". Tendo compreendido a importância da alfabetização "temos tido grande apoio da própria mulher, que é até o nosso alvo principal".
Em diversos pontos do País, disse Muianga, para além de os alfabetizados ocuparem-se das letras, desenvolvem entre outras actividades, designadamente corte e costura, e culinária.
O «Canal de Moçambique» visitou nos últimos dias algumas Escolas e Centros de Alfabetização. A presença massiva das mulheres é notável. Todavia à semelhança do que sucede a toda a escala nacional, como nos foi referido por Muianga, os homens optam pela ausência. No Centro Optar Upa, localizado na Avenida Vladimir Lénine, próximo do mercado Xiquelene, por exemplo, 97 porcento dos alunos são mulheres. Na Escola Primária Matchik-Tchik localizado no bairro Polana Caniço, o cenário em termos percentuais é o mesmo.
Para explicar a ausência dos homens nas salas de aulas, Ernesto Muianga aponta duas causas que considera "fundamentais": "A vergonha e o orgulho". "Fazem com que alguns homens, mesmo sabendo que não sabem ler nem escrever não se dirijam aos centros de alfabetização".
Quando questionado sobre o ensino à distância via rádio, Muianga disse: "vamos potenciar a alfabetização à distância usando a rádio como instrumento principal para veicular os conteúdos relativos ao processo de ensino e aprendizagem".
Relativamente ao tempo que se leva para alfabetizar um adulto, ou seja, dois anos, alguns alfabetizados disseram ao «Canal» ser "longo demais". Um adulto não precisa de muito tempo para aprender, referem, pelo que aconselham a redução dos períodos.
Para Muianga "essa contestação tem razão de ser".
"Um adulto não precisa aprender, por exemplo, a lição «a Rosita vai a escola» tal como acontece com os miúdos. Pretende coisas mais objectivas e directas, por isso dois anos é realmente muito. Para o próximo ano vamos reduzir o tempo. Ao invés de dois anos será um ano", concluiu Muianga. Frisa que apesar dos contratempos mantêm-se os objectivos delineados. "Serão alcançados", garante.

(Jorge Matavel)

Fonte:Canal de Moçambique

 M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII



Ready for the edge of your seat? Check out tonight's top picks on Yahoo! TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry