"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

AFROBÁSQUETE ANGOLA-2007 : Selecção escapa das últimas posições

A SELECÇÃO Nacional de Seniores Masculinos conseguiu, na manhã de ontem, a sua segunda vitória no Afrobásquete Angola-2007, ao vencer, de forma categórica, a Libéria por 81-65, em partida referente às classificativas do nono ao 16º lugares e que teve como palco o Pavilhão Acácias Rubras, em Benguela.

Com este triunfo, a equipa de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) e Carlos Ferro conseguiu escapar da indesejada possibilidade de ser relegado aos dois últimos lugares da classificação geral, visto que, assim, enfrentará hoje a África do Sul, no embate que irá ditar quem fica entre 13º e 14º lugares. Ontem, os sul-africanos derrotaram a República Democrática do Congo por 77-74.

Entretanto, o destaque para o dia de hoje vai para os jogos das meias-finais, designadamente Egipto-Camarões e Angola-Cabo Verde.

Nos quartos-de-final, na terça-feira, Egipto venceu Tunísia por 67-57, Cabo Verde, surpreendentemente, derrotou Nigéria pela marca de 62-53, Camarões levou de vencida Costa do Marfim por 76-56 e Angola superou a oposição da República Centro-Africana por 78-51.

Diante dos liberianos, o "cinco" nacional teve uma postura positiva a vários níveis e superiorizou-se com naturalidade, diante de um adversário que, apesar de ter uma média de altura ligeiramente superior, denotou muitas carências técnico-tácticas. Mesmo assim, Moçambique voltou a ser precipitado quando não tinha necessidade, permeável defensivamente e cometeu muitos "turn-overs".

Entrando para os derradeiros 10 minutos a vencer por 13 pontos (56-43), a Selecção Nacional experimentou uma defesa à zona ligeiramente larga à dimensão do perímetro dos 6.25 metros, dificultando, assim, as penetrações e forçando os lançamentos de meia e longa distância.

Mesmo assim, a ausência de bloqueios defensivos fez com a Libéria ganhasse as segundas bolas nos ressaltos e fizesse pairar a ideia de que Moçambique não iria conseguir segurar e gerir a vantagem que conservava.

No entanto, com excelentes exteriores e penetrações de Fernando Mandlate, Ricardo Alípio e Luís Barros, ajudado pela força de Octávio Magoliço na tabela ofensiva, a nossa equipa conservou e construiu uma vitória incontestável e dignificante.

MOÇAMBIQUE E RAS NO TERCEIRO JOGO DO ANO

Fora a vizinhança geográfica, Moçambique e África do Sul têm se cruzado nos últimos anos em jogos de capital importância, quer para as qualificações quer para as classificativas dos Campeonatos Africanos. O jogo desta tarde será o terceiro entre as duas equipas, registando-se, neste momento, uma igualdade em uma vitória e derrota.

Em Março passado, para as qualificativas da Zona VI, havidas em Harare, Moçambique perdeu por 74-50 e, consequentemente, a oportunidade de marcar presença nos IX Jogos Africanos de Argel e no Afrobásquete Angola-2007, onde, no embate entre si, a nossa selecção venceu por 59-58.

Hoje, moçambicanos e sul-africanos voltam a digladiar-se pelo 13º lugar da classificação geral, reservando-se o 14º posto para o país que sair derrotado.

Refira-se que República Democrática do Congo e Libéria jogarão para a definição do penúltimo e último lugares.

Fonte:Notícias

 M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII



Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that gives answers, not web links.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry