"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Novos currículos na Educação e Cultura : Reformas garantem emprego aos jovens

AS reformas em curso no país, em geral, e no sector da Educação e Cultura, em particular, afiguram-se como um vector principal para o combate à pobreza e redução da fome que afecta grande parte da nossa população, uma vez que estão a corresponder aos desafios de educar e formar os jovens para, por si sós, identificarem oportunidades para a resolução dos grandes problemas de enquadramento no mercado de trabalho ou para a promoção do auto-emprego.. Esta posição foi defendida ontem, no distrito de Angónia, província de Tete, pelo Ministro da Educação e Cultura, Aires Ali, no prosseguimento dos trabalhos do III Conselho Coordenador do sector, que decorre sob o lema "Unidade na Acção: Por Uma Implementação Eficaz do Plano Estratégico da Educação e Cultura".

Por forma a viabilizar este e outros projectos, Aires Ali defendeu uma maior e criteriosa apreciação das iniciativas em curso nos centros comunitários de desenvolvimento de competências.


O fórum de desenvolvimento de competências é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da visão que passa, necessariamente, pela consolidação das conquistas no âmbito da implementação dos modelos de formação dos professores, da capacitação dos gestores escolares e no seu correcto enquadramento ao nível local para fortalecer a capacidade de liderança e de desempenho das escolas. O mesmo prioriza o fortalecimento dos conselhos de escola, para optimizar a integração da escola na comunidade, como pólo de desenvolvimento, consolidar as iniciativas no relançamento da produção escolar e de educação para o amor ao trabalho, o saber fazer e estar na comunidade.


Conforme explicou, esta é uma iniciativa que se deve multiplicar rapidamente, de modo a que os jovens tenham maiores oportunidades de se formarem e se qualificarem para uma actividade de ocupação. "Devemos habilitá-los com vista a encontrar oportunidades de realizarem acções de impacto nas suas vidas e na comunidade, com a formação múltipla ocupacional. As reformas do sistema de ensino exigem, por um lado, uma visão clara sobre o papel da Educação e Cultura no nosso contexto, e, por outro, o papel dos quadros para a implementação do projecto", explicou.


O ministro apontou igualmente que urge assegurar que os professores sejam dotados de métodos cada vez mais produtivos e inovadores, imprescindíveis ao bom desempenho e desenvolvimento de competências profissionais para a preparação científica, técnica, social e cultural das novas gerações, para o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que contribuam para a participação activa do estudante nos desafios que se colocam.


O III Conselho Coordenador do Ministério de Educação e Cultura, que vem decorrendo desde a última quarta-feira na vila de Ulónguè, sede distrital de Angónia, no norte da província de Tete, está a aprofundar uma abordagem sobre o estágio actual da implementação dos novos cursos de formação de professores, do novo currículo do ensino primário e das reformas de educação técnico-profissional e vocacional e do programa de construções escolares.


Igualmente, está sendo objecto de análise na reunião, que hoje termina, a estratégia do ensino secundário geral e a transformação curricular do ensino secundário, plano de implementação e investimento para 2008, entre outros aspectos pontuais.


Fonte:Notícias

M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII







Moody friends. Drama queens. Your life? Nope! - their life, your story.
Play Sims Stories at Yahoo! Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry