"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Bush frustrado com PM iraquiano

O PRESIDENTE norte-americano, George W. Bush, admitiu, na terça-feira alguma "frustração" face ao Governo do Primeiro-Ministro iraquiano Nuri al-Maliki, mas disse que competia ao povo iraquiano decidir se continuaria a apoiá-lo.

O Presidente norte-americano falava numa conferência de imprensa conjunta com o Primeiro-Ministro canadiano, Stephen Harper, e o Presidente mexicano, Felipe Calderon, no final de uma cimeira dos três Estados da América do Norte, em Montebello, no Quebeque.

Sem lhe declarar o seu apoio explícito, Bush adiantou que não lhe competia pronunciar um veredicto sobre o Governo de al-Maliki.

"A questão fundamental é se o Governo corresponderá às exigências do povo", disse Bush.

"Se o Governo não corresponder às exigências do povo, o povo substituirá o Governo. Compete aos iraquianos tomar essa decisão, não aos políticos americanos", acrescentou.

Na segunda-feira, o senador Carl Levin, presidente democrata da Comissão das Forças Armadas do Senado norte-americano, pedira ao parlamento iraquiano que depusesse o executivo de Maliki e o substituísse por um Governo menos sectário e mais unificador.

"Os iraquianos decidirão", declarou Bush.

"Decidiram que querem uma constituição. Elegeram membros para o seu parlamento e tomarão as decisões, como as democracias fazem", sublinhou.

ESPIRAL DA VIOLÊNCIA MANTÉM-SE

Entretanto, 20 pessoas morreram ontem e várias dezenas ficaram feridas num atentado contra polícias perpetrado em Baiji, 200 quilómetros a norte de Bagdade, informou a Polícia. O ataque foi cometido por um suicida que lançou um camião armadilhado contra uma esquadra de Polícia do centro de Baiji, próximo do mercado central da cidade e a uma hora de grande afluência, segundo fontes policiais.

Fontes hospitalares indicaram que mais de 50 pessoas ficaram feridas.

Segundo fontes policiais, a explosão foi muito violenta e destruiu o edifício da esquadra, pelo que os serviços de socorro estão ainda à procura de vítimas sob os escombros.

Horas antes deste atentado, um helicóptero de combate norte-americano despenhou-se, também no norte do Iraque, matando os 14 militares que seguiam a bordo.

Este é o terceiro acidente mais grave envolvendo militares norte-americanos no Iraque desde o início das operações, há mais de quatro anos.

Fonte:Notícias

 M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII



Need a vacation? Get great deals to amazing places on Yahoo! Travel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry