"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Navio de pesca Norte-Coreano opera ilegalmente na Costa Austral de África

Um navio de pesca da Coreia do Norte tem vindo a operar nas águas da África Austral, utilizando redes consideradas ilegais. Um tribunal de Durban aplicou uma multa de US$55,000 à embarcação norte-coreana, depois de inspectores do departamento de pesca e fauna bravia sul-africano terem descoberto redes ilegais a bordo do "Ina Maka", nome com que o referido barco se encontra presentemente registado. As redes, segundo os inspectores, eram suficientemente grandes para formar uma barreira no mar com uma extensão de 60 km.
Funcionários do porto pesqueiro de Durban foram alertados para o facto do nome da embarcação ter sido pintado de fresco quando entrou nas águas territoriais sul-africanas, deixando bem visível o nome anterior – "Black Moon" – sob a nova camada de tinta.
Esta não é a primeira vez que o "Ina Maka" se envolve em problemas com as autoridades portuárias e marítimas de vários países, sendo a mudança sistemática de nomes o método utilizado pelos armadores da embarcação norte-coreana para escaparem às malhas da lei. De acordo com um boletim da organização ambientalista, Greenpeace, publicado na Noruega, o "Ina Maka" havia anteriormente sido registado com diferentes nomes. Em 2004, o barco de pesca norte-coreano navegou com dois nomes diferentes, nomadamente "Eolo" e "Thule". Em 1984, a mesma embarcação ostentava o nome de Viarsa II, tendo em outras ocasiões sido registada como "Dorita" e "Magnus", para além do já referido "Black Moon".
O barco pesqueiro em causa é suspeito de se dedicar à captura de espécies raras ou em vias de extinção não só na costa austral de África, como também em outras partes do Mundo, designadamente a Argentina.
 
Fonte:Canal de Moçambique

 M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII



Park yourself in front of a world of choices in alternative vehicles.
Visit the Yahoo! Auto Green Center.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry