"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 25 de agosto de 2007

"Otthava: Fazer Cestos e Geometria na Cultura Makhuwa do Nordeste de Moçambique" da autoria de Paulus Gerdes


A Universidade Lúrio (Nampula) publica o livro "Otthava: Fazer Cestos e Geometria na Cultura Makhuwa do Nordeste de Moçambique" (292 páginas) da autoria de Paulus Gerdes. O livro resulta de mais de 25 anos de envolvimento com a cultura makhuwa, investigação e experimentação. A cultura makhuwa é rica em exploração geométrica.
O livro 'Otthava: Fazer Cestos e Geometria na Cultura Makhuwa do Nordeste de Moçambique' é dedicado a práticas na cultura makhuwa que evidenciam considerações geométricas, susceptíveis de uma exploração matemática e educacional. O conhecimento e a valorização educacional e científica dessas manifestações poderá levar a uma melhor apreciação da cultura makhuwa e da sua contribuição à cultura moçambicana.
As práticas apresentadas neste livro provêm da esfera cultural de 'otthava'' tecer, entretecer, entrecruzar, entrançar – ou seja, da cestaria e da esteiraria. Constituem temas de análise a fabricação de funis, de chapéus, de armadilhas de pesca, de recipientes, de peneiras, de chocalhos de dança, de carteiras, de tranças decoradas, de cestos, de nós e de esteiras circulares. Em cada capítulo sugerem-se algumas possibilidades de explorar e valorizar, cientifica e didacticamente, os conhecimentos geométricos inerentes às práticas culturais consideradas. Analisam-se simetrias, polígonos e poliedros, espirais, cilindros, hélices, padrões lineares e planares, ... Em cada capítulo está incluída uma nota etnográfica comparativa.
O livro destina-se a um público muito variado: a todos os interessados na cultura makhuwa; aos que gostariam de conhecer melhor alguns aspectos da cultura moçambicana em construção; a professores e futuros professores da matemática, a estudantes e (futuros) amantes da matemática e da geometria em particular.
Os dois primeiros cientistas makhuwa que se doutoraram com teses sobre a cultura makhuwa, escreveram, respectivamente, o posfácio ('Otthava: Três propostas de leitura') e o prefácio ('Etnomatemática: valorizemos a nossa cultura') do livro, o linguista Mateus Katupha, Ministro de Cultura, Juventude e Desportos (1991-2000), e o etnomatemático Abdulcarimo Ismael.
Internacionalmente, o livro, tanto impresso ou como em 'download', pode ser adquirido da editora Lulu (Morrisville NC, EUA), indo à página web www.lulu.com e procurando 'Paulus Gerdes' ou indo directamente a http://stores.lulu.com/pgerdes
Paulus Gerdes
Professor catedrático (Vice-Presidente da Academia Africana de Ciências)
Centro de Pesquisa para Matemática, Cultura e Educação
C.P. 915, Maputo, Moçambique
Pgerdes@virconn.com

Fonte:Moçambique Para Todos

M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII





Need a vacation? Get great deals to amazing places on Yahoo! Travel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry