"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Uganda e RDCongo disputam petróleo

AS relações entre o Uganda e República Democrática do Congo (RDCongo) deterioram-se consideravelmente nos últimos dias devido a uma disputa de parte de uma região rica em petróleo. As relações entre as partes têm sido frias desde a guerra civil que assolou a RDCongo entre 1998-2003, durante a qual o Uganda apoiou os rebeldes que tentavam destituir o Governo congolês. No decorrer do conflito congolês, as tropas ugandesas ocuparam extensas áreas do território congolês, onde foram acusados de pilhar os recursos naturais nas regiões sob seu controlo.

Hoje, o lago Albert, um dos vários lagos na região da África Central, no grande vale do Rift, é onde se concentra a “febre” pelo petróleo. O lago fica situado a oeste do Uganda, na fronteira com a RDCongo. Em Junho do ano passado uma companhia australiana, contratada pelo Governo ugandês, descobriu, na bacia deste lago, um jazigo de petróleo, cujas reservas estão estimadas entre 100 e 300 milhões de barris. Segundo uma fonte do Ministério da Energia ugandês preve-se o início da sua exploração em 2009.

O problema entre os dois países reside na inexistência de uma delimitação clara das fronteiras entre os dois Estados, o que vem exacerbando o clima de tensão. Aliás, após a descoberta dos jazigos de petróleo, a RDCongo estacionou as suas tropas junto à fronteira ugandesa, uma acção que resultou em confrontos envolvendo as forças do Exército congolês – as FARDC –, a força de segurança da companhia petrolífera australiana “Hardeman”(responsavel pela exploração) e tropas ugandesas causando 2 mortos: um geólogo britânico ao serviço da companhia Hardeman e um soldado congolês. Os governos acusam-se mutuamente pelo o início dos confrontos, propiciando o início de um novo conflito armado nesta região.

Na verdada, a delimitação das fronteiras está na agenda da União Africana que tenciona resolver o problema das fronteiras no continente até 2012, segundo fontes oficiais desta instituição. “É tempo de organizar e delinear de forma adequada as fronteiras em África”, disse o Comissário do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (PSC), Said Djinnit, em entrevista a “AFP” em Junho do corrente ano. “Uma demarcação precisa das fronteiras serviria como alicerce para a integração em África, visto que as fronteiras desenhadas pelos colonialistas muitas vezes estão na origem da separação de grupos étnicos entre países, e no eclodir de conflitos armados entre países vizinhos devido à disputa pelos recursos naturais”, acrescentou.

A acção será levada a cabo com assistência da unidade de cartografia das Nações Unidas onde for necessário, de modo a estritar as relações inter-estaduais. Entretanto, esforços estão a ser envidados no sentido de ultrapassar este imbróglio por via do diálogo. Fonte: Notícias/AIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry