"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 4 de agosto de 2007

João Soares considera «razoável» reivindicação russa e compara-a à ZEE portuguesa


O deputado socialista João Soares afirmou hoje à Lusa que a pretensão russa sobre parte do Árctico, que Moscovo considera integrar a sua plataforma continental, é uma "reivindicação razoável", até pela grande tradição que aquele país tem na região polar.

Lamentando que Portugal nunca se tenha interessado por expedições no círculo polar Árctico, João Soares, que já efectuou uma viagem ao Pólo Norte, considera que os russos têm "o que de melhor há em termos de investigação" científica polar, tanto no Árctico como na Antártida.

O deputado português, membro da Assembleia Parlamentar europeia e observador da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), considera que existe um paralelo entre as reivindicações russas e as portuguesas sobre o leito do oceano na Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa, uma das maiores do mundo.

"São coisas da mesma natureza, mas no caso do Ártico o assunto pressupõe um diálogo internacional aprofundado" no actual contexto internacional de paz", disse.

O Ártico, bloqueado pelas camadas de gelo que cobrem grandes extensões do mar polar, sofre uma transformação devida ao aquecimento climático que deixa antever uma utilização económica com a exploração dos recursos naturais ou a abertura da Passagem do nordeste à navegação.

O Oceano Ártico, que se estende por mais de 14 milhões de quilómetros quadrados, faz fronteira com a Europa, Ásia e América. Comunica a sul com o Oceano Atlântico pelo mar de Barents e o estreito de Fram, e a oeste com o Oceano Pacífico através do estreito de Bering.

O Ártico está particularmente ameaçado pelo aquecimento climático. Segundo o grupo intergovernamental de especialistas sobre a evolução do clima (Giec), a temperatura média aumentou duas vezes nos últimos 100 anos em relação à subioda média do resto do planeta.

A exploração mineira que será possível graças ao desaparecimento de uma grande parte do banco de gelo atiça a cobiça de muitos países vizinhos do Ártico: os serviços Geológicos dos Estados Unidos, a Agência governamental científica norte-americana especializada em hidrocarbunetos, calcula que 25 por cento das reservas mundiais de petróleo se encontram a Norte do círculo Polar.

Este apetite exarcebou-se com a aprovação da Convenção das Nações Unidas sobre o direito do Mar de Montego Bay na zona económica exclusiva no mar (ZEE).

Esta convenção permite aos países costeiros de um oceano estenderem os seus direitos para a exploração de recursos naturais, minerais, energéticos, biológicos, das actuais 200 milhas para 350 milhas, se esta zona constituir "o prolongamento natural do plateau continental".

Os pedidos devem ser depositados perante a Comissão dos limites do plateau continental (CLPC) antes de Maio de 2009.

A expedição russa "Árctico 2007" visa recordar as intenções de Moscovo sobre o seu controlo desses territórios. O vice-presidente da Duma (câmara baixa do Parlamento russo) Artour Tchilingarov, que dirige a operação, disse que a mesma ajudaria a Rússia a avançar na reivindicação dessas regiões. "O Ártico é nosso e nós devemos mostrar a nossa presença", declarou.

Os cientistas esperam poder estabelecer que uma parte do fundo submarino que passa pelo pólo Norte, conhecido pelo nome de "Dorsal Lomonossov", é na realidade uma extensão geológica da Rússia.

O batíscafo russo Mir-1 com três ocupantes pousou na quarta-feira, 02 de Agosto, no fundo do Oceano Árctico sob o Polo Norte, a 4.261 metros de profundidade, informou a agência oficial russa Itar-Tass.

Comandado pelo piloto Anatoli Sagalevich, o mini-submarino tocou o fundo marítimo às 12:08, hora de Moscovo, (09:08 em Lisboa), após quase três horas de imersão na zona das coordenadas a 90 graus de latitude norte.

No batíscafo (aparelho que permite a deslocação de observadores a grandes profundidades no mar) viajavam, além daquele cientista russo, o vice-presidente da Duma (Câmara baixa do Parlamento russo) e especialista em expedições árcticas e antárcticas, Artur Chilingarov, e o deputado Vladimir Gruzdev.

"Pousámos suavemente. O solo é de cor amarelada e não se veêm habitantes das profundezas marítimas", disse Chilingarov, citado pela Itar-Tass.

O Mir-1 devia aguardar a chegada do Mir-2, pilotado pelo russo Ievgueni Cherniayev, que está acompanhado do cientista australiano Michael Mcdowell e do milionário sueco Friedrick Pausen, que pagou três milhões de dólares (2,1 milhões de euros) para participar na aventura.

Além de investigações científicas, a expedição procurará provas geológicas de que o leito marinho de uma vasta zona do Polo Norte pertence à Rússia.

Os cientistas pretendem demonstrar que a cordilheira submarina Lomonósov, que se eleva a 3.700 metros desde o fundo do oceano e vai além do Polo Norte, é a continuação da plataforma continental da Sibéria.

A zona sobre a qual a Rússia reclama direitos tem uma superfície de 1,2 milhões de quilómetros quadrados e crê-se que terá uma quarta parte das reservas mundiais de hidrocarbonetos. Todos os combustíveis que utilizamos (gás natural, butano, propano, gasolina e gasóleo) são constituídos essencialmente por hidrocarbonetos (composto de carbono e hidrogénio).

Em 2001, Moscovo depositou um pedido nesse sentido perante uma comissão da ONU.

Vários outros países nórdicos tentam estender os seus direitos aos recursos marinhos situados para lá da sua ZEE e a imprensa russa recorda que uma expedição norte-americana está a caminho para uma outra zona do Ártico, a dorsal de Gakkel.

Um outro diferendo económico surgiu recentemente no Ártico devido à fonte dos gelos: a circulção na Passagem do Nordeste, via de navegação que liga o Atlântico ao Pacífico via Ártico, que permite reduzir em um terço o trajecto entre a Europa e a Ásia.

A vasta rota marítima deveria ser aberta em meados do ano 2035. Ora Washington considera que esta passagem, que sinua entre as ilhas canadianas e as águas internacionais, livres à navegação internacional, quando Otava defende a sua "soberania" nessas "suas" águas territoriais.

Fonte: LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry