"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 4 de agosto de 2007

Gordon Brown preside a reunião de crise sobre febre aftosa


Cerca de 60 animais de uma quinta próxima de Guildford, em Surrey (sul da Inglaterra), deram positivo nas análises de infecção por febre aftosa, uma doença que causou graves prejuízos no Reino Unido em 2001.

As autoridades britânicas puseram em marcha uma operação de emergência para evitar a propagação do surto epidémico.

Uma zona de protecção de três quilómetros e outra de vigilância técnica de dez quilómetros foram estabelecidas em redor da exploração agrícola, assim como foi imposta uma proibição de movimento de animais em todo o país, excepto sob autorização expressa.

Além disso, em conformidade com a regulamentação, todo o gado da exploração agrícola atingido será abatido, indicou um porta-voz do Governo britânico.

"Todo o gado da exploração agrícola será abatido hoje de manhã e os seus restos serão seguidamente incinerados", confirmou ao programa Today da Radio 4, da BBC, o veterinário consultivo do Governo, Debby Reynolds.

O funcionário referiu que as linhas de trabalho estão agora viradas para evitar uma propagação da doença, garantir que as restrições impostas no Reino Unido funcionem e determinar a possível origem do vírus.

As investigações visam examinar se o vírus chegou a Surrey por um movimento ilegal de animais, pelo ar ou por uma poluição acidental, acrescentou Reynolds, que recomendou aos agricultores de todo o país que examinem o seu gado cuidadosamente e informem imediatamente se detectam algo suspeito.

Reynolds, que apresentará um relatório ao Comité de crise do Governo sobre a resposta ao surto da doença, considerou que os primeiros resultados das análises deverão estar disponíveis ao longo do dia de hoje.

Uma vez que seja identificada a estirpe da doença, os peritos analisarão se dispõem de vacinas suficientes nos bancos de vacinas britânicos ou comunitários.

O primeiro-ministro, Gordon Brow, interrompeu as suas férias para presidir ao comité de crise, exemplo seguido pelo ministro do Ambiente, Hilary Benn, e pelo líder conservador, David Cameron.

A Comissão Europeia (CE), que foi imediatamente informada do surto de febre aftosa, prevê adoptar segunda-feira uma decisão de emergência que confirmará as medidas de restrição de movimento do gado aplicadas pelas autoridades britânicas após a detecção do botão.

O Reino Unido sofreu em 2001 uma epidemia de febre aftosa que obrigou a sacrificar entre 6,5 e 10 milhões de cabeças de gado.

Nessa altura foram registados cerca de 2.000 casos de doença em explorações agrícolas de todo o Reino Unido e o país sofreu prejuízos de 8,500 milhões de libras (cerca de 12,500 milhões de euros).

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus muito contagioso, que se caracteriza pela formação de aftas e lesões na boca, nariz, tetas e pernas dos animais.

Fonte: LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry