"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 4 de agosto de 2007

EUA apoiam reforma da segurança palestina


A SECRETÁRIA de Estado norte-americano, Condoleezza Rice, assinou um acordo destinando à Autoridade Palestina de 80 milhões de dólares para reforma dos seus serviços de segurança.
Rice, que esteve na Cisjordânia no âmbito de uma digressão pelo Médio Oriente, teve uma reunião com o gabinete palestino, que é liderado pelo partido Fatah, pró-Ocidente, desde o fim do governo de unidade nacional com o seu rival, Hamas.

Os Estados Unidos tentam reforçar a posição do Fatah e de seu líder, o Presidente palestino Mahmoud Abbas, numa tentativa de conter a influência do Hamas, que desde Junho controla a Faixa de Gaza.

O Hamas tinha assumido o comando do Governo palestino depois de vencer as eleições de Janeiro de 2006, mas depois de vários meses de conflitos com o Fatah, acabou por ficar de fora do novo governo formado unilateralmente por Mahmoud Abbas.

Rice afirmou que o Primeiro-Ministro israelita, Ehud Olmert, está disposto a discutir "temas fundamentais" que possam levar à criação de um Estado palestino.

"Ele espera continuar as discussões com a Autoridade Palestina e está pronto para discutir temas fundamentais que em breve levarão às negociações para a criação de um Estado palestino", declarou a enviada americana.

"Os Estados Unidos querem apoiar este caminho bilateral", disse .

A chefe de diplomacia norte-americana não se encontrará com nenhum representante do Hamas durante a sua viagem.

Por seu turno, Mahmoud Abbas disse estar pronto para trabalhar com Israel numa "declaração de princípios" que represente um passo em direção a um amplo acordo de paz entre palestinos e israelitas.

As negociações bilaterais "teriam enfoque na implementação do que foi mencionado no acordo de paz baptizado de Mapa da Paz", afirmou Abbas.

O plano, patrocinado pelos Estados Unidos, União Europeia, Rússia e ONU (o chamado quarteto), não trouxe grandes avanços desde que foi adoptado em 2002.

Ele prevê um avanço por etapas no processo de paz entre Israel e palestinos com o objetivo de estabelecer um Estado palestino viável e dar aos israelitas garantias de segurança.

Mas as principais medidas que, segundo o plano, deveriam ser adoptadas pelas duas partes – o congelamento da expansão de colónias judaicas em territórios ocupados e o desarmamento de grupos militantes palestinos por parte da Autoridade Palestina – foram ignoradas até agora.

Fonte: Notícias


Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry