"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Ilídio Caifaz “moveu o céu e a terra” e o resultado aí está : Selecção vai ao Afrobásquete!

ACABOU sendo coroada de êxitos, a arrojada iniciativa do presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol de, num curto espaço de 48 horas, “mover o céu e a terra” para ver a Selecção Nacional de Seniores Masculinos desfilar na maior montra continental. Foi difícil, muito difícil, porém, os resultados foram a todos os títulos magníficos: Moçambique vai marcar presença no Afrobásquete-2007, a decorrer entre os dias 15 e 26 do mês em curso, em Angola. Mercê da perspicácia de Ilídio Caifaz e sua equipa federativa, que não se cansaram de bater várias portas, o apoio para viabilizar a deslocação da selecção chegou e a confirmação junto dos organizadores do evento e da FIBA-África foi tempestivamente encaminhada.



Ontem, ao fim do dia, o presidente da FMB era o “homem mais feliz do mundo”. Dos vários contactos estabelecidos, um foi peremptório: garantir em pleno todas as necessidades da selecção para a sua participação na prova, que tem a particularidade, por um lado, de pela primeira vez contar com 16 equipas e, por outro, o país anfitrião, Angola, cuja hegemonia na “bola-ao-cesto” continental em seniores masculinos é irrefutável, se encarregar das despesas de alojamento e alimentação de todas as formações participantes, para além do pagamento de uma parte do valor decorrente do transporte aéreo.

A despeito de não ter mencionado o nome do patrocinador “bom samaritano”, assim como o montante envolvido, reservando-o para a altura da assinatura do contrato, Ilídio Caifaz revelou-nos que, definitivamente, tudo estava “nos conformes”. Até porque, segundo ele, a partir deste “casamento” abrem-se outras perspectivas de suporte que beneficiarão em grande o básquete moçambicano na sua globalidade.


Doravante, garantida a presença em terras angolanas, a prioridade máxima reside na preparação da selecção, que, segundo conjecturamos, deverá arrancar já na segunda-feira, após a disputa da jornada dupla (quinta e sexta) do Campeonato da Cidade de Maputo. O tempo é escasso, é verdade. No entanto, estamos em crer que, a partir daquilo que foi a convocatória anterior, o técnico Milagre Macome – julgamos ser ele ainda – irá esmerar-se para fazer o melhor. O bico-de-obra, seguramente, serão os nossos basquetistas que evoluem no estrangeiro, dado que o período que nos separa do campeonato é extremamente curto.


Afastado pela África do Sul das eliminatórias zonais de Março último, em Harare, Moçambique tinha perdido a oportunidade de tomar parte no Afrobásquete-2007. Todavia, face à desistência da Argélia, a Federação Angolana de Basquetebol, entidade que organiza o evento, e a FIBA-África viram em Moçambique o país privilegiado para ser convidado. E este, de facto, estará lá nesse desfile dos melhores do continente.





Fonte: Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry