"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Ponte sobre o Zambeze: Tabuleiro será colocado em meados deste mês

PREVÊ-SE para a segunda quinzena deste mês a montagem do tabuleiro da ponte sobre o rio Zambeze, na sequência da recente conclusão da fundação das 116 estacas necessárias no viaduto e o encontro sul. Por outro lado, também terminaram as sapatas do quinto pilar da ponte principal, ou simplesmente no leito, compreendendo a perfuração de 19 das 36 estacas desenhadas para o efeito, para além da conclusão dos primeiros seis dos 36 pilares da obra.

Elias Paulo, director do Gabinete de Construção da ponte disse que, neste momento, o empreiteiro português Mota-Engil & Soares da Costa está também a finalizar as armaduras para a construção do tabuleiro daquela obra de arte. Falando, há dias, à Reportagem da nossa Delegação na Beira, aquele engenheiro acrescentou que já arrancaram os trabalhos do primeiro dos seis pilares destinados ao rio.

Aquele empreendimento de grande vulto vai ter um total de 152 estacas, das quais 116 na ponte de aproximação e as restantes 36 no rio. A fase de fundação das estacas arrancou exactamente a 27 de Outubro passado, devendo a estrutura física vir a ser formada por 36 pilares, sendo 29 na ponte de aproximação e os restantes seis na ponte principal, isto é no leito.
Assim, a empreitada entra na sua fase de construção simultânea, englobando as três frentes, nomeadamente a fundação das estacas e pilares no viaduto, no rio e nas sapatas. Isto acontece depois de estarem concluídas as ensecadeiras nos mesmos sítios e o término da montagem da viga de lançamento do tabuleiro entre o encontro sul e o primeiro pilar. Trata-se de uma estrutura metálica de origem chinesa, que se move para permitir a construção do tabuleiro na ponte de aproximação. Através dela é possível trabalhar-se em qualquer época do ano, mesmo no período chuvoso ou de inundações. Esta tecnologia de ponta constitui a primeira experiência a nível de África neste tipo de obras, cuja montagem é igualmente assistida pelos próprios chineses.

A obra, que é descrita como estando a decorrer sem sobressaltos, ultrapassou os últimos constrangimentos relacionados com a produção de pedra, tendo chegado ao país uma nova unidade com capacidade de produzir entre sete e dez mil metros cúbicos daquele material por mês. Consequentemente, está disponível um “stock” suficiente em todas as frentes, acelerando-se, desta forma, a dinâmica do trabalho.

“O progresso das obras é satisfatório. Agora temos as fundações das estacas no viaduto concluídas, sendo que nele arrancámos ainda com o sétimo pilar. Por isso, tudo indica que o prazo de conclusão do projecto, Março de 2009, ainda não está comprometido”, disse o representante do Estado naquele empreendimento.

Fonte: Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry