"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Em controlos ao longo da EN1 Polícia usa viaturas aparentemente ilegais

“É normal que as viaturas usadas pelos agentes da PRM sejam de proveniência ilegal, isto porque estamos num país doente. Ninguém está isento desta norma, mas pode ser que a Polícia use viaturas ilegais, porque ninguém pode mandar parar a Polícia para lhe perguntar da legalidade ou não da viatura que está a usar” – Elias Marrime, porta-voz do Instituto Nacional de Viação (INAV)“Se isso acontece, é ilegal. Não se permite que agentes da PRM usem meios particulares para o serviço do Estado. Vamos investigar este caso” - Pedro Cossa, porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM)

Agentes da Polícia de República de Moçambique (PRM), mais concretamente a brigada da Polícia de Trânsito (PT), está a usar viaturas de proveniência duvidosa nos postos de controlo de velocidade ao longo da Estrada Nacional nº 1 (N1). A reportagem do «Canal de Moçambique», tendo tido conhecimento deste caso, fez uma viagem até à cidade da Maxixe e, constatámos que, de facto a maior parte dos agentes de controlo de velocidade que estão localizados ao longo da N1 usam viaturas com matrícula estrangeira, geralmente oriundas da vizinha Africa do Sul e do Reino da Swazilândia. Algumas das viaturas que vimos, pudemos observar, que já se encontram em uso há muito tempo. Vê-se pelo seu estado de conservação.

Em todos os postos por que passámos e em que encontrámos a situação descrita, tentámos perguntar aos agentes em serviço se podiam-nos falar da proveniência das viaturas que usavam. Todos se recusaram a falar. Alegaram não estarem autorizados a falar à Comunicação Social. De regresso a Maputo, o «Canal de Moçambique» contactou o Instituto Nacional de Viação (INAV), instituição que está vocacionada para além de outros serviços, a licenciar viaturas que circulam no território moçambicano. Era nossa intenção sabermos se as viaturas usadas pelos agentes da Plotícia de Trânsito são ou não legais dado que ostentam matrículas estrangeiras. Elias Cherrime, porta-voz do INAV disse não ser a pessoa indicada para responder a esta questão.

Porém afirmou que “o tempo máximo de permanência de uma viatura com matrícula estrangeira depois de ter entrado no país é de 30 dias”. “É normal que as viaturas usadas pelos agentes da PRM sejam de proveniência ilegal, isto porque estamos num país doente” – referiu Cherrime, acrescentando que “ninguém está isento desta norma, mas pode ser que a polícia use viaturas ilegais, porque ninguém pode mandar parar a polícia para lhe perguntar da legalidade ou não da viatura que está a usar”.

Comando Geral da PRM admite a hipótese
O porta-voz do Comando Geral da PRM, Pedro Cossa, contactado pelo «Canal de Moçambique» para abordar esta situação, disse que “não sabe” do que se passa exactamente acerca deste assunto. Contudo admitiu a possibilidade de isso ocorrer. “É possível que alguns membros da PRM estejam a usar viaturas ilegais. Nós temos algumas viaturas civis, mas são todas com matrícula nacional. As viaturas com matrícula estrangeira não são nossas.”

Pedro Cossa acrescentou que “se isso acontece, é ilegal”. Acrescentou entretanto que “não se permite que agentes da PRM usem meios particulares para o serviço do Estado”. Entretanto, garantiu que “vamos investigar este caso”. Acontecendo isso, instala-se uma confusão no seio dos automobilistas que muitas vezes não sabem definir quais são as viaturas da polícia e de assaltantes que deambulam pela mesma estrada à procura de arrancar viaturas aos cidadãos desprotegidos. Os cidadãos que alertaram o «Canal de Moçambique» para esta matéria, pedem que as autoridades tomem medidas imediatas, para regularizar esta situação, “antes que não se saiba diferenciar a polícia do ladrão”.

Fonte: Canal de Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry