"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

DE CERCA DE USD 60 CONTRA 110 DÓLARES DO BOTSWANA: Moçambique com salários mais baixos da região

Moçambique figura na lista dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que praticam salários mais baixos, segundo um estudo acabado de ser divulgado em Maputo patrocinado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

O estudo refere que o salário mínimo vigente em Moçambique é de cerca de 60 dólares norte-americanos, o correspondente a 1.529 meticais ao câmbio de USD 25.49, contra os pouco mais de 110 dólares americanos (aproximadamente 2.800 meticais) auferidos por um trabalhador da mesma categoria no Botswana.

Depois de Moçambique e no total de cinco dos 14 países abrangidos pela pesquisa, está a Namíbia que paga perto de 65 dólares norte-americanos de salário mínimo aos assalariados, seguido do Madagáscar com cerca de 70 e África do Sul que tem como salário mínimo nacional pouco mais de 100 dólares, de acordo igualmente com o documento apresentando por Marco Llinas, académico e antigo negociador da Colômbia para estabelecimento do acordo de Comércio Livre com os Estado Unidos da América (EUA).

Os resultados da pesquisa foram divulgados esta terça-feira, em Maputo, durante um encontro promovido pela CTA visando debater o processo de integração na SADC com a entrada em vigor já no próximo ano da Zona do Comércio Livre da comunidade.

PIB

Por outro lado, o documento estima que o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano é estimado em aproximadamente 6.6 biliões de dólares, contra os cerca de 230 biliões da vizinha África do Sul, sublinhando em seguida que “as diferenças das economias dos países da comunidade não devem gerar temores, dado que pesquisas realizadas noutras partes do mundo evidenciam que as pequenas economias tendem a obter maiores ganhos com o processo relativamente aos países de grandes economias”.

Acrescenta o estudo que economias de grande dimensão oferecem igualmente grandes oportunidades devido ao crescimento do mercado e ao aumento do poder de compra entre os cidadãos.

Realça Llinas ainda no seu documento que a concretização da integração económica regional poderá fazer com que os moçambicanos tenham acesso a alimentos mais baratos e uma maior oferta de emprego, dada a demanda de companhias que deverão investir no país.

O facto de Moçambique estar localizado na costa, comportando quatro das mais importantes infra-estruturas portuárias, como são os casos dos Portos da Maputo, Beira, Nacala e Pemba, vai tornar o país um das principais canais de abastecimento de produtos diversos na região, facto que deverá culminar com o aumento de receitas para o Estado.

Fonte: CORREIO DA MANHÃ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry