"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 7 de março de 2008

PROJECTOS SOCIO-ECONOMICOS NOS MUNICIPIOS DA RENAMO SÃO EXECUTADOS PELO GOVERNO



Devido à incapacidade dos Presidentes- Constatação de Manuel Tomé, na sua recente visita aos cinco municípios de Nampula

Manuel Tomé, membro da Comissão Politica da FRELIMO disse ter constatado que grande parte das realizações socioeconómicas nos municípios geridos pela Renamo na província da Nampula, nomeadamente Nacala-Porto, Angoche, e Ilha de Moçambique estão a ser materializadas pelo governo, devido à incapacidade dos respectivos autarcas.Observou que as promessas feitas pela Renamo não estão a ser cumpridas, daí a necessidade da intervenção do governo.
Apontou como principais realizações a construção de sistemas de abastecimentode água, expansão das redes escolares e sanitárias, pavimentação das ruas, entre outras, com vista à melhoria de condição de vida dos munícipes.Por outro lado, aquele político disse ter-se confrontado com um descontentamento total das populações nos referidos município, alegadamente pela degradação do nível de vida em que se encontram mergulhadas.Por exemplo, na cidade de Angoche construímos uma fontanária pública, mas que a Renamo passou a controlar, transformando-a em fonte de receita para o município. Sublinhou Manuel Tomé.Falando em conferência de imprensa, que marcou o final da sua visita aos cinco municípios deste ponto da província, aquele político referiu, ainda, que, em face da situação, as populações daqueles locais manifestaram interesse que o cenário seja invertido, através da liderança da Frelimo.
Outra inquietação que Manuel Tomé diz ter reportado nas citadas autarquias, com maior incidência na de Nacala-Porto, prende-se com os desmandos perpetrados por membros do executivo de Manuel dos Santos, traduzidas na venda de talhões e imóveis, entre outros.Trata-se não só duma delapidação de fundos alocados pelo Estado, sobre a qual os Ministérios das Finanças e da Administração Estatal irão pronunciar-se na devida altura.
Anotou Manuel Tomé, precisando que o processo de fiscalização da gestão de fundos do Estado é abrangente, não se circunscreve aos municípios liderados pela Renamo. Abordado acerca da falta de coordenação que se tem verificado entre as administrações distritais e os municípios da Renamo, o nosso interlocutor referiu que o facto prende-se com a falta de cultura de Estado pelos apaniguados da “Perdiz”. Os representantes do Estado não perturbam o funcionamento dos municípios,estão a cumprir uma função que visa responder as necessidades da população. Frisou Tomé, a concluir.Refira-se que as visitas efectuadas por Manuel Tomé aos cinco municípios de Nampula tinha, essencialmente,por objectivo auscultar os anseios da respectiva população por forma a delinear o posicionamento mais conveniente face aos próximos pleitos eleitorais. WAMPHULA FAX - 07.03.2008
Nota: E' preciso encher-se de coragem para vir mentir 'a luz do sol, toda gente a ver. Como e' que os municipios sob comando da Renamo podem ter um desempenho a medida da Frelimo, se tudo o que esta ultima faz e' inviabilizar todo o trabalho bom da primeira? Por mim, sao constatacoes evasivas e descontextualizadas. Avante Municipios da Renamo! Um dia hao-de ter dinheiro para fazer funcionar os vosso minicipios. Nao verguem 'a chicotada psicolo'gica que a Frelimo esta' tentar vos impor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry