"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Cidadão algemado em Gaza exige explicação em Maputo

 UM comerciante e criador de gado em Massingir, província de Gaza veio algemado, na sexta-feira, à cidade de Maputo na tentativa de encontrar explicações que ditaram o seu aprisionamento desde a manhã daquele dia. Até ao princípio da tarde de ontem, o cidadão continuava com as algemas nos braços sob custódia policial, na cidade de Maputo.

De nome Mário António Mondlane, o cidadão foi algemado na dependência do Banco Austral, na cidade de Chókwè, pela força de segurança privada local, acusado de protagonizar distúrbios. Para além disso o indíviduo, cliente do banco e que na altura pretendia levantar dinheiro, foi suspeito de pretender protagonizar um assalto.  

Falando ao nosso Jornal, disse possuir uma conta com mais de quarenta mil meticais e na altura tinha apenas um passaporte caducado e cartão de desmobilização. O banco exigia-lhe o Bilhete de Identidade (BI), que na altura não o trazia. Nisto, pediu falar com o gerente onde, não só lhe foi recusado o pedido, assim como deu início à confusão.. 

Esclarecidas as dúvidas, os agentes de segurança quiseram tirar-lhe as algemas mas, julgando ter sido ferido a honra, Mário Mondlane recusou-se. Para ele, não fazia sentido ser violentado e aprisionado sob falsas acusações, para em seguida ser posto em liberdade como se nada tivesse acontecido.

O cidadão dirigiu-se à Polícia de Chókwè para comunicar o sucedido. Por ser de Massingir, as autoridades passaram-lhe uma guia, recomendando que ele fosse participar o caso junto à sua zona de residência.

Uma mais vez, insatisfeito com a recomendação, Mário Mondlane viajou, algemado, para a cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, no sentido de comunicar a injustiça de que estava sendo vítima.

Também em Xai-Xai, Mário Mondlane diz ter se decepcionado com o tratamento da Polícia, pelo que, com as suas algemas nos braços, tomou num "chapa" com destino à cidade de Maputo, como última tentativa de procurar explicações junto às estruturas centrais.

Durante a viagem, conforme contou Eugénio Mondlane, seu irmão, os outros passageiros, apercebendo-se da presença de um indivíduo algemado dentro da viatura, trataram de desviar o carro até à 18ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Maputo.

Dada a complexidade do caso, aquela unidade policial remeteu-o ao Comando da PRM também na capital do país.

Por outro lado, a nossa Reportagem apurou das autoridades policiais, tratar-se de um indivíduo que provavelmente esteja a sofrer de perturbação mental. Assim, segundo a Polícia, uma vez retiradas as algemas, Mário Mondlane será submetido a testes de sanidade mental.

Até ao momento em que a nossa Reportagem esteve no Comando da PRM, o cidadão permanecia algemado, esperando-se pela chegada dos membros do Serviço Nacional de Bombeiros para desfazer as correntes.

Fonte: Notícias 
 



Building a website is a piece of cake.
Yahoo! Small Business gives you all the tools to get online.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry