"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 11 de agosto de 2007

Para longe de aglomerados populacionais : Paióis serão removidos até Dezembro próximo - estabelece Ministério da Defesa Nacional



ATÉ Dezembro próximo todos os paióis que se encontram junto de aglomerados populacionais serão removidos para lugares distantes, garantindo-se assim a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Este prazo foi ontem anunciado pelo Governo, numa altura em que prossegue em diferentes bairros circunzinhos do paiol de Mahlazine a recolha de engenhos explosivos, espalhados na sequência do desastre de 22 de Março.


[Cunhado do Presidente da Republica e Ministro da Defesa, General Tobias Dai]
O Ministro da Defesa Nacional, Tobias Dai, disse, em conferência de Imprensa, que alpendres estão a ser erguidos com vista ao depósito dos armamentos e munições até aqui alojados nos paióis e nas diferentes unidades das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Tobias Dai afirmou que, por força do volume de trabalho que há ainda por realizar, o Ministério da Defesa Nacional vai prosseguir com o processo de inspecção técnica de munições e limpeza dos paióis militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, actividade que tem em vista aferir a existência de engenhos soterrados em toda a extensão daqueles depósitos, bem como a destruição dos que eventualmente forem identificados.


A par disso, acrescentou Tobias Dai, o Ministério da Defesa Nacional vai passar em revista todos os pontos passíveis de serem depositários de artefactos de guerra, incluindo as zonas insulares, com vista a assegurar-se da existência ou não de engenhos em estado de obsolescência. Uma vez identificados, os referidos engenhos serão objecto de destruição.


"Deste modo, o Ministério da Defesa Nacional estará a criar condições objectivas para que, até ao final do ano em curso, seja cumprida a decisão relativa à transferência dos actuais paióis para locais mais seguros", sublinhou Tobias Dai.


O titular da pasta da Defesa Nacional indicou, num outro desenvolvimento, que com o processo de reclassificação dos artefactos de guerra nos paióis e nas arrecadações das unidades militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, concluíu-se haver necessidade de aquisição de meios de engenharia, bem como de formar pessoal por forma a apurar-se, em tempo útil, a quantidade a ser objecto de abate e subsequente destruição.


Segundo Tobias Dai, as equipas técnicas envolvidas no processo de reclassificação de engenhos puderam aferir, por outro lado, que os paióis e as arrecadações das unidades militares das FADM requerem renovação do seu sistema de segurança. Por outro lado, as equipas técnicas concluíram que a instituição militar necessita de laboratórios e mais especialistas em matéria de armamento e munições, com vista à realização de inspecções que conduzam a resultados fiáveis quanto à vida útil dos artefactos.

Assegurou ainda que o processo de recolha e destruição de engenhos obsoletos permitiu a identificação da necessidade de o pessoal envolvido ter de continuar a cumprir rigorosamente com as medidas de segurança atinentes à destruição daqueles materiais bélicos.
Fonte: Notícias




Park yourself in front of a world of choices in alternative vehicles.
Visit the Yahoo! Auto Green Center.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry