"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Durante a cimeira da SADC: Lusaka avisa contra manifestações


O Governo zambiano advertiu as organizações da sociedade civil contra a realização de manifestações públicas durante a próxima cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a ter na próxima semana em Lusaka, capital da Zâmbia.

O Ministro da Justiça, George Kunda, em comunicado de Imprensa, disse estar desapontado com a decisão do Fórum `OÁSIS´ e de outras organizações da sociedade civil que estão apostadas em perturbar o processo de revisão constitucional, por estarem a tentar impor a sua própria agenda para a revisão da Constituição.

Na ocasião, Kunda manifestou a sua preocupação com os planos do Fórum `OÁSIS´ na província de Copperbelt de se envolver em distúrbios, caos e manifestações durante a cimeira dos chefes de Estado e de Governo da SADC a ter lugar entre os dias 16 e 18.

Kunda também fez questão de recordar aos proponentes e organizadores das aludidas manifestações de que eles serão chamados a responder por todos os desacatos que poderão ocorrer durante as demonstrações.

Enquanto isso, ele aconselha a todos os zambianos para manterem a calma, serem pacíficos e respeitarem a lei sobretudo após a chegada dos chefes de Estado e de Governo da SADC.

O ministro descreveu como sendo antidemocráticos e ilegais os apelos do Fórum `OÁSIS´ que exigem que a sua posição deve prevalecer acima da maioria dos zambianos.

Ele disse que, nas circunstâncias actuais, as manifestações não são necessárias porque o Governo está a criar a Conferência Constitucional Nacional para adoptar a Constituição em conformidade com as recomendações da Comissão de Revisão da Constituição de Mungomba (CRC).

De acordo com Kunda, o Governo terá consultado todas as partes interessadas na elaboração do anteprojecto da nova Constituição, para além de ter feito tudo para acomodar os pontos de vista divergentes, acrescentando que o processo de consultas está em curso no Parlamento.
O ministro disse que a intenção do Governo e dos partidos políticos que integram o Centro Zambiano para o Diálogo Interpartidário (ZCID) é a realização da revisão constitucional da forma menos onerosa possível.

Por isso, Kunda disse que o Governo havia optado por uma conferência constitucional ao invés de uma Assembleia Constituinte como fora proposto pela Comissão de Mungomba.

Kunda disse que o anteprojecto da Conferência Constitucional Nacional (NCC) foi estruturado de tal forma que todo o projecto da Constituição preparado pelo CRC será deliberado pelo NCC.

Fonte: Noticias







Park yourself in front of a world of choices in alternative vehicles.
Visit the Yahoo! Auto Green Center.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry