"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

[As nuances do crime em Maputo e arrredores]


Armas de Fogo aterrorizam no "Grande Maputo"
* Pai entrega filho à autoridades policiais

A Polícia da República de Moçambique (PRM) diz ter recuperado na semana passada, um total de 5 armas de fogo sob "posse ilegal", nas duas cidades da região de "Grande Maputo" - Cidade da Matola e Cidade de Maputo, disse ontem o porta-voz do Comando Geral da PRM, Pedro Cossa, no habitual briefing com a Comunicação Social.
Para além das referidas armas de fogo, a polícia diz ter recuperado na mesma região, cinco viaturas usadas em actos criminais e posteriormente abandonadas na via pública.
Anuncia ainda a Polícia que foram recuperadas munições de metralhadoras AK47, em número não quantificado, encontradas na "posse ilegal de dois cidadãos", no Bairro de Chamanculo, na capital do país.
O porta-voz do Comando Geral da PRM, diz que estes dois cidadãos, estavam na posse, para além das referidas munições, "de um brinquedo de pistola, que acredita-se que usavam para ameaçar cidadãos e extorquir-lhes os seus bens."
Entre os indivíduos que foram detidos por estar na posse ilegal de armas de fogo, consta o nome de um Stefan. "Foi encontrado na cidade da Matola, província de Maputo, na posse de uma arma de fogo, do tipo pistola, pertencente ao seu pai". Pedro Cossa recusou-se a revelar publicamente o nome do pai do referido cidadão. Garantiu, no entanto, que o pai desse jovem "detêm a licença de uso e porte de arma que, por motivos ainda não esclarecidos, foi parar às mãos do seu filho, maior de 27 anos, que agora está detido e irá responder criminalmente pela posse ilegal da arma".
A mesma fonte da polícia garantiu entretanto que "este caso está na Polícia de Investigação Criminal (PIC) para a sua investigação, onde se deverá apurar entre vários casos se, a tal arma, terá sido usada alguma vez para acto criminal, e ainda as circunstâncias em que a arma do pai foi parar nas mãos do filho".
Foi também dito pelo porta-voz do Comando-Geral da PRM que de um total de 10 crimes com recurso a armas de fogo registados na última semana em todo o país, 6 registaram nas duas cidades de Maputo e Matola.
Ao todo, na semana finda, a policia diz ter registado 201 casos criminais, contra 254 do mesmo período de ano 2006. Dos 201 crimes registados, 10 foram com recurso a armas de fogo, contra 11 do mesmo período do ano transacto, revelou o Porta-voz do Comando Geral da PRM.

Acidentes de viação

Quanto a acidentes de viação houve no total 89, o que representa um ligeiro aumento – mais 8 acidentes, comparativamente com o mesmo período de 2006.
Morreram de acidentes de viação na semana finda, 16 pessoas, 47 ficaram gravemente feridas, e feridos ligeiros foram 76.
"Das 1.139 viaturas inspeccionadas pela Polícia, 279 foram multadas e 79 apreendidas e parqueadas em diversos comandos da PRM do país, com destaque para o Comando Provincial da PRM de Manica, onde estão parqueadas 40 viaturas, e para o Comando da cidade de Maputo, onde estão parqueadas 20 viaturas, apreendidas pela PRM na via pública, por circulavam fora da Lei".
Diz ainda a Polícia que foram detidos na semana passada como consequência de crimes diversos, 582 indivíduos.

Pai entrega filho criminoso a polícia

No dia a seguir ao assassinato de 2 agentes da PRM na cidade de Maputo, um indivíduo foi detido a tentar assaltar, com recurso a arma de fogo, uma residência no bairro do Alto-Maé, bem perto da sétima esquadra da PRM. Os outros dois seus colegas fugiram, mas um dos jovem fugitivos, assaltante entretanto entregue pelo próprio pai às autoridades, confessou que um dos foragidos é "sobrinho legítimo da casa onde iam assaltar" e "foi ele quem convidou" os comparsas para assaltarem "a casa do tio que acabara de vender um estabelecimento comercial e, acreditava que tinha grandes verbas de dinheiro em casa".
O porta-voz da PRM, Pedro Cossa, disse que o jovem que ia assaltar a casa do tio, foi entregue à Polícia pelo seu próprio pai, faltando neste momento encontrar o terceiro membro da quadrilha.
Pedro Cossa reafirmar que é fundamental a cooperação da comunidade com a polícia, para denunciar os actos criminais, pois, segundo o porta-voz do comando geral da PRM, "os ladrões são nossos filhos, cunhados, primos, sobrinhos, maridos, etc.".
Cossa acrescentou que "a atitude deste pai, é um exemplo a seguir por todos pais que escondem seus filhos malfeitores".


Fonte:Canal de Moçambique

M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII





Sick sense of humor? Visit Yahoo! TV's Comedy with an Edge to see what's on, when.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry