"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Exportação ilegal de madeira envolvia filho de ministro

A partir do Porto de Nacala - Fonte da Agricultura diz que o processo está no Tribunal Aduaneiro Aristides Muhate, filho do actual ministro da Agricultura, Erasmo Muhate, terá sido, supostamente, um dos promotores do negócio de madeira que, a partir do Porto de Nacala, era exportada ilegalmente, para a República Popular da China.

Muhate, que desempenhava as funções de Chefe dos Serviços provinciais de Florestas e Fauna Bravia de Nampula, sentiu-se forçado a pedir demissão, segundo as nossas fontes aconselhado pelo próprio pai, como forma de evitar alguma “manha” no aparelho estatal, depois de uma equipa multi-sectorial de investigação ter constatado o seu alegado envolvimento no esquema de falsificação de documentos que autorizavam a exportação de várias espécies de madeira em toro.

O assunto lembre-se, despoletou quando 17 contentores contendo diversas espécies de madeira não processada, seguiu de forma misteriosa para aquele país asiático, algo que, depois de denúncias populares, despertou o governo a criar uma comissão para investigar o caso.Para além daquela quantidade, mais de 500 contentores com madeira em toros foram retidos no porto de Nacala, que estavam para ser exportados ilegalmente para a China.

O trabalho da equipa multi-sectorial culminou com a suspensão do director do serviço distrital dos Assuntos Económicos de Nacala, Armando Cuerere, uma fiscal de Florestas e Fauna Bravia, incluindo alguns agentes das Alfandegas, afectos aquele recinto ferro portuário.Contactado a propósito, Celestino Linha, porta-voz da direcção provincial da Agricultura, não desmentiu e nem confirmou o facto, limitando-se apenas a afirmar que o assunto compete ao Tribunal Aduaneiro de Nacala-Porto. Ontem, o nosso jornal tentou, em vão, ouvir a versão de Aristides Muhate uma vez que ninguém nos quis sequer, facultar o seu número de telemóvel.
Fonte: WAMPHULA FAX
PS: Este seria um caso para a cessac;ao imediata de funcoes do actual ministrio da a'rea ja' e' sob seu beneplacito que tudo aconteceu. Tenho certeza que o sr. Muhate sabia deste roubo e crimes de falsificacao do filho. Veja aqui o que se disse noutra fonte.

12 comentários:

  1. Porque os chefes so sul estao a pilhar as riquezas no norte? Falo isto porque nao e' so este caso. O Sr Leonardo Simao, o Sr Mandlate o ex-Ministro da agricultura, O actual Governador de Niassa e muitos outros compatriotas oriundos do sul e proximos do governo estao com maos sujas ora em terras, florestas, Fauna e muitos outros negocios ilicitos. Quero perceber porque? Alcidio

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que se diz a respeito do Eng. Aristides Muhate nao passa de um grande mal entendido.

    na verdade, o Eng Aristides tem trabalhado a todo o gas com vista a proteger o patrimonio florestal do Estado da exploracao ilegal.

    Alguns descontentes com o seu trabalho tentam agora suja-lo; afasta-lo, por forma a que possam continuar com a exploracao ilegal da madeira.

    Avaliem o trabalho positivo desempenhado pelo Eng. desde que chegou a Nampula ate ao presente momento.

    Por que e que nao se perguntam o seguinte: dos varios casos gritantes de corrupcao, nunca ficamos a conhecer os reais corruptos. Por que e que agora, repentinamente, se revela o nome de um suposto corrupto? Nao sera porque esse presumivel corrupto, que na verdade e um bode expiatorio, esta a obstacularizar a accao dos verdadeiros corruptos?- Pensem nisto, caros leitores!!!

    ResponderEliminar
  3. Esta' ou o Filho do Ministro Muhate envolvido nesta exportacao ilegal? Isso e' que interessa saber. Se desmente com provas e' bom, mas nao sei se a WampulaFax dira' o mesmo. De qualquer modo, foi um comentario oportuno.

    ResponderEliminar
  4. Bom, caro anónimo, não ficamos infelizes qd os corruptos têm nomes, mas ao contrário. E, um dos problemas não é de jornalistas e outros não apontar os corruptos, mas que o sistema que temos os protege. Um exemplo é o caso Mguenha, ex-ministro de educação.

    Qt ao Artides Muhate a quem eu o parabenizaria se de de facto ele trabalhou em protecção das nossas riquezas, preciso é saber, se está envolvido ou não na negociata. É estranho que ele tenha voluntariamente pedido demissão. É também um caso inédito em Moçambique, daí que podemos imaginar que ele esteja, de facto, envolvido nas negociatas, mas que quer ir ao alto [leia-se promoção] sem riscos. Se ele lutavam em defesa da nossa riqueza, não percebo de que maneira ele se resigna do seu dever assim muito cedo.

    Contudo, o Aristides e a PIC em Nampula são os que podem esclarecer bem o caso.

    Madeira do Norte é um bom negócio. Com minha residência permanente no Bairo Triângulo, em Nacala-Porto, tenho conhecimento suficiente. E, enfim, estámos no país onde a procura é só dinheiro e não protecção à nação.

    ResponderEliminar
  5. Bairro Tringulo e' residencia permanente do 'incomunicavel' filho do Ministro da Agricultura. Sera' que alguem vivendo em Nacala ou Nampula pode ter mais dados sobre o paradeiro do mesmo para ao menos sabermos da reaccao dele quanto 'a esta delapidacao da riqueza nacional para fins proprios? Sera' que a policia esta' a trabalhar no caso? De facto e' um caso a seguir nos proximos tempos

    ResponderEliminar
  6. Bem,

    Fico muito triste ao ver um jovem Engº a ser difamado desta maneira, Eu estive em Nampula durante 2 anos e conheço muito bem o Engº Aristides Muhate. Quando ele foi nomeado chefe dos serviços florestais daquela província o seu Pai, Engº Erasmo Muhate ainda não tinha sido nomeado Ministro da Agricultura. Por isso eu acho uma total injustiça mencionar-se o nome do Ministro da Agricultura.

    Informo que durante a chefia do Engº Aristides Muhate várias multas foram passadas à operadores ilegais e os que não cumpriam com os regulamentos de exploração madeireira, consequentemente isto significa mais dinheiro entrando para os cofres do estado. Se ele realmente fosse corrupto, isto não teria acontecido.
    Devemos é olhar para este jovem como um exemplo, mas certas vezes o sistema não está de acordo com técnicos que trabalham em prol da Nação. Eu no lugar do Jovem Muhate demitia-me.

    Temos é que reflectir acerca deste assunto, quanto à fonte desta notícia...

    ResponderEliminar
  7. Caro Anonimo, o que traz a ribalta e' uma "verdadeira comida para uma boa reflexao". Mas um cidadao que quer ver o seu nome limpo, nao vai 'foragido' das acussacoes que pesam sobre ele.

    O filho do Ministro da Agricultura e' acusado pelas autoridades de florestais na Provincia de Nampula. Se ele nao esta' involvido ou nota que o seu nome esta' em causa por coisa que nao praticou, venha ao publico dizer a parte da sua razao.

    Agora fechar-se, desligar telemoveis nao resolve o problema. Acresce-se sim as du'vidas que pairam e as expeculac;oes vai se multipicando cada dia que passa! Nao acha?

    ResponderEliminar
  8. Caro Dede Maquivalaka, quero apenas informa-lo que o que a FRELIMO faz em relacao aos seus CORRUPTOS e gratifica-los, tal e qual fez com o actual PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA.
    Se o Eng Aristides Muhate fosse corrupto, o seu nome nao teria sido manchado tal como foi.

    Eu percebo perfeitamente o que esta a se passar com o senhor em torno deste caso.

    Sabe que o PGR estava mesmo em maus lencois?

    Sabe que, em termos profissionais, o Juiz, ora PGR, nao pode ser tomado como referencia?

    Va a 10a seccao do Tribunal Judicial da cidade de maputo consultar os tantos processos por ele julgados, cujos julgamentos tiveram de ser repetidos por outro juiz, por ordens do Tribunal Supreme.

    Pense nisto; Pense mesmo nisto!

    ResponderEliminar
  9. Caro anonimo, sobre o assunto eu mantenho o stutus quo. Nao ha' nada de novo que merec,a destaque senao essa 'cavilha' em que o Engo A Muhate se meteu.

    ResponderEliminar
  10. Dizia, mantendo o STATUS QUO, nao significa que o caso nao seja revisitado por quem quer que seja. Mas agradeco a informacao E COMENTA'RIO.

    ResponderEliminar
  11. caro Dede, conheco muito bem o eng.A.Muhate e sei do gas k ele deu por aquela Direccao.Fico triste em saber k nao deram valor ao trabalho dele mas sim acusa-no de tal atrocidade.O que aconteceu com o A. Muhate foi um complou para afasta-lo,e isso aconteceu quando ele dicidiu dar licencas so a operadores com condicoes de corte e serracao da madeira condicao essa insencial p a atribuicao da devida licenca.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry