"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Tecnologias de agricultura de Vietname para Zambézia

AGRICULTORES da Zambézia poderão beneficiar, a curto prazo, de transferência de tecnologia agrícola e de formação, com vista a aumentar a produção e produtividade, no quadro de um acordo de gemelagem existente desde Abril deste ano entre o Governo daquela província e a de Han Nam, do Vietname. Os vietnamitas comprometeram-se semana passada durante as negociações havidas em Quelimane, que tudo farão para participar na produção de arroz e hortícolas, usando suas tecnologias, para além de formar os produtores em várias matérias, incluindo gestão, o que poderá implicar o envio de técnicos para Moçambique.
Maputo, Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007:: Notícias
O governador da província de Han Nam, Tran Xuan Loc, disse na ocasião que a província da Zambézia tem grandes potencialidades em recursos naturais para desenvolver a economia, sobretudo a agricultura e processamento de frutas.
"A província é rica, mas a agricultura depende da chuva, por isso, o desafio deve ser a irrigação para aumentar os níveis de produção", disse Tran Xuan Loc.
A delegação do Vietname, que trabalhou durante quatro dias na Zambézia, constatou que esta província está a produzir pouco por falta de tecnologias de produção. Os vietnamitas visitaram os distritos de Nicoadala, Namacurra, Maganja da Costa e Inhassunge, onde se inteiraram do funcionamento dos sistemas de irrigação, empreendimentos fabris e fizeram prospecção de novas oportunidades de cooperação na área económica e social.
A província tem extensas áreas de terra arável e água disponível, mas pouco explorada para produzir comida suficiente para alimentar a sua população.
Dentro desta cooperação, a província da Zambézia ficou com a responsabilidade de fazer um estudo mais aprofundado para indicar as quantidades existentes na região de ocorrência de calcário para se avaliar a possibilidade de instalação de uma fábrica de cimento. Os empresários vietnamitas pretendem também investir nesta área, mas querem saber as reais garantias de fornecimento da matéria-prima para abastecer a futura fábrica.
O distrito de Namacurra é o que maior ocorrência de calcário regista, razão pela qual o Governo da Zambézia tem estado a mobilizar os parceiros para investirem neste sector, o que abriria a possibilidade de criação de muitos postos de trabalho e arrecadação de receitas pelo Estado.
Entretanto, o Governador da Zambézia, Carvalho Muária, apelou aos empresários locais para aproveitarem esta oportunidade de modo a fazerem parcerias com os vietnamitas, cuja cooperação abrange também o sector da saúde, onde está prevista a formação de quadros.
Os dois governos comprometeram-se ainda a mobilizar recursos financeiros para viabilizar as acções que constam no acordo de gemelagem assumido em Abril deste ano, com o objectivo de se procurar oportunidades de investimentos para potenciar a prática da agricultura na Zambézia.
JOCAS ACHAR
 Fonte: NOTÍCIAS



Moody friends. Drama queens. Your life? Nope! - their life, your story.
Play Sims Stories at Yahoo! Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry