"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 22 de setembro de 2007

Suspeito de morte de padre brasileiro e leiga portuguesa morreu na cela

O principal suspeito do assassínio de um padre brasileiro e de uma leiga portuguesa morreu de doença na sua cela, na principal cadeia de Tete, centro de Moçambique, estando a leitura da sentença marcada para 28 de Setembro.
Segundo a edição desta semana do semanário moçambicano Zambeze, editado em Maputo, o corpo do arguido e principal suspeito da morte do padre brasileiro Waldir dos Santos e da leiga portuguesa Idalina Neto Gomes foi descoberto na sua cela no dia 30 de Agosto último.
"A morte súbita de Filipe Tambala está a alimentar diversas especulações na capital provincial de Tete e nos distritos de Angónia e Tsangano, pelo facto da vítima ter morrido nas vésperas da sua audição no âmbito do processo autónomo do ´caso Fonte Boa`, em que são arguidos os empresários Khalid Mahomed e Horácio Sande", refere o jornal.
A sentença do "crime da Fonte Boa", como é conhecido o processo do duplo homicídio que abalou o pacato distrito de Tsangano, a 250 quilómetros de Tete, está a ser muito aguardada, pois a população local quer saber qual será a decisão do tribunal, face ao facto de o principal suspeito ter admitido que recebeu uma das armas usadas no assalto de um importante empresário local Khalid Mahomed, actualmente fora do país, por motivos de saúde.
No total, o Tribunal Judicial Provincial de Tete julgou nove pessoas: Horácio Maria Sande, Feston Phalusso, Joaquim António Nicoroa, Filipe Tambala (falecido), Adolfo Beúla, Khalid Mahomed e Benjamim Roque.
Os arguidos Jones Abrahum Gwizira e Beston Massie, ambos cidadãos do Malauí, foram julgados à revelia, por se encontrarem a monte, desde o duplo homicídio, em 2006.
No assalto à Missão Católica de Fonte Boa, no distrito de Tsangano, ficaram também feridos um leigo português, um religioso moçambicano e um guarda.
Segundo a acusação, os réus assaltaram a referida missão, tendo de lá retirado uma viatura Toyota Hilux e seis mil euros, depois de terem ferido o guarda com uma arma branca..
Por isso, o representante do Ministério Público, Arone Nhaca, requereu ao tribunal daquela província moçambicana a "condenação exemplar" de todos os arguidos pelos crimes de que foram acusados, na sentença a ser proferida no próximo dia 28 de Setembro, refere o semanário. 
Fonte: NOTÍCIAS LUSÓFONAS 



Catch up on fall's hot new shows on Yahoo! TV. Watch previews, get listings, and more!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry