"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Algas recomendáveis do que a Jatropha

Para a produção de biocombustíveis
- Defende docente da UEM
" A produção de biocombustíveis a partir de algas, em relação à Jatropha, é recomendável porque estes organismos unicelulares, são cultiváveis em solos salinos, de preferência ao longo da costa, daí que
não entram em colisão com a produção alimentar", a posição é de Jeremias Mocuba, docente da Escola Superior de Ciências Marinhas, ESCM, da Universidade Eduardo Mondlane, UEM, que está a liderar os primeiros ensaios para a produção de biocombustiveis através das algas.
Segundo Mocuba , a ESCM sediada em Quelimane, província da Zambézia, actualmente está envolvida numa fase experimental de produção de biocombustíveis, em que se pretende conhecer o potencial de produção de biodiesel a partir das algas, após o que se irá seguir a fase de maximização e propagação da experiência por todo o País – se a experiência resultar.
Para sustentar a experiência, a ESCM, instalou um sistema de tanques com capacidade de 1000 metros quadrados, onde se produz 9 toneladas de algas que são suficientes para produzir 3 toneladas de biodiesel.
"Esta experiência é muito importante para o País, porque a produção de biodiesel a partir das algas tem muitas vantagens, porque assim pouparíamos aquelas terras que cultivam alimentos.
Não há risco de se ocupar terras para a produção alimentar, porque trabalhámos em zonas salubres ao longo da costa" reiterou Mocuba.
O nosso interlocutor que falou ontem ao media mediaFAX à margem do V seminário de investigação da UEM disse que o projecto ora em referência, é desenvolvido em parceria com a Universidade holandesa de Delft.
(Daniel Maposse) - 
 Fonte: MEDIA 

 M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Boardwalk for $500? In 2007? Ha!
Play Monopoly Here and Now (it's updated for today's economy) at Yahoo! Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry