"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Escola Primária Completa de Boane Sede: Alunos estudam em péssimas condições

"As salas de aula e carteiras que a Escola Primária Completa de Boane Sede tem não são suficientes para acomodar todos alunos. Actualmente temos 80 alunos a estudar nas turmas por falta de salas de aula. Temos alunos a estudar tanto no chão nas salas de aula como em esteiras debaixo da sombra de árvores", disse o director Escola Primária Completa de Boane Sede, Eugénio Abílio.

 Os alunos da Escola Primária Completa do Distrito de Boane-Sede, na província de Maputo assistem às aulas sentados no chão ou em esteiras à sombra das árvores.
Contactado pelo «Canal de Moçambique», o director da Escola Primária de Boane-Sede, Eugénio Abílio, disse que "temos muitos alunos a estudar em péssimas condições porque recebemos ordens superiores para banirmos um dos turnos de aulas".
"Anteriormente a escola leccionava três turnos que correspondiam a dois no período de manhã e um à tarde. Neste momento estamos a leccionar apenas em dois turnos".
"Isso afectou grandemente aos alunos. Actualmente eles estão a assistir às aulas em turmas apertadas com 80 alunos cada e a sentarem-se no chão".
"Há também outros a assistirem a aulas à sombra de árvores".
"As nossas salas de aula tem 80 alunos cada contra 50 que deveriam suportar. Temos muitos alunos e poucas salas por causa da retirada de um turno de aulas", disse Eugénio Abílio.
"Somos obrigados a colocar esteiras debaixo das árvores para os alunos terem aulas porque as salas de aula existentes já estão completamente lotadas".
Quando questionado pelo «Canal de Moçambique» sobre que rendimento escolar se poderia esperar dos alunos desta escola sob sua direcção, Eugénio Abílio alegou que não se pode esperar muito o que deixa o mercado de trabalho cada vez com piores perspectivas de pessoal capaz apesar de a Educação estar a criar falsas expectativas com os diplomas que vai emitindo, dando a entender que o país está a formar pessoas quando afinal está apenas a enganá-las com diplomas. Diplomas de que o empresariado se queixa cada vez com maior insistência por não corresponderem ao que realmente as pessoas são capazes de proporcionar na prática.
"Os alunos estão a estudar debaixo de constrangimentos por isso não podemos esperar que venham a ter bom rendimento escolar".
"Os alunos tanto dentro de salas de aula como debaixo das árvores não prestam atenção aos professores durante as aulas devido à falta de condições a que estão sujeitos", disse o director.
Eugénio Abílio acrescenta ainda que "temos alunos que depois do toque para intervalo preferem ir para casa por causa das péssimas condições da escola".
Entretanto, a directora Distrital de Educação e Cultura em Boane, Germana Guissamulo, disse que "as salas de aula começaram a registar enchentes depois da retirada de um turno".
"Não podemos fazer nada para contornar a actual situação da Escola Primária Completa de Boane Sede porque não existem outros meios alternativos", disse Germana Guissamulo.

(Conceição Vitorino)

Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE 

PS: Este e' um pouco do espelho da escolaridade prima'ria em quase grande parte das periferias e zonas rurais. Nao acho convincente o argumento da directora da DEC de Boane mas os que assumem a ma'quina deste ministe'rio devem ser expedientes na busca de resposta para este tipo de problemas. Dede

 


 

 



Check out the hottest 2008 models today at Yahoo! Autos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry