"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Moçambique recebe mais de um milhão de visitantes

Moçambique registou até ao momento cerca de um milhão e cem mil visitantes estrangeiros, vindos de diversas partes do mundo.
Destes, 650 mil são turistas (aquele que fica pelo menos um dia em Moçambique), que se deslocaram para os diversos pontos turísticos do país. Os visitantes encontram-se em Moçambique por diversas razões (familiares, negócios, transito, entre outras), e apesar de usar as infra-estruturas turísticas, como restaurantes, estes não pernoitam no país.
De acordo com o Ministro do Turismo, Fernando Sumbana, neste momento não é possível quantificar os rendimentos resultantes dessas visitas. Porém, no ano passado, o turismo internacional rendeu ao país cerca de 140 milhões de dólares e para este ano prevê-se um crescimento de 16 milhões de dólares, ou seja atingir os 156 milhões de dólares.
`Nós temos uma disciplina de que os números devem ser fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística. E uma regra internacional. Mas acredito que a tendência é ser cada vez maior que as receitas do ano passado´, disse.
Sumbana considera que, apesar de o turismo internacional ser dominante, o turismo domestico já começa a ganhar espaço, uma vez que os moçambicanos tem estado a valorizar cada vez mais o turismo nacional.
`Temos de compreender que nos primeiros anos nós andávamos a tentar reconstituir o tecido social, tínhamos que zelar por quilo que é a estabilidade da nossa vida. Agora que atingimos a estabilidade e um relativo crescimento começam a aparecer pessoas que estão a deslocar-se e a disfrutar daquilo que é o turismo nacional´, considerou.
Sumbana acrescentou que `turismo não é só ficar no hotel, mas sim disfrutar daquilo que o país oferece´. O turismo também é feito de praia, bem como de tudo o que constitui a riqueza de Moçambique, por exemplo os recursos florestais, a simpatia do povo, as formações montanhosas, cultura, tradição, gastronomia, entre outras.
Fonte: AIM  



Looking for a deal? Find great prices on flights and hotels with Yahoo! FareChase.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry