"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Numa troca de tiros no Alto Maé: Polícia abate criminoso e prende fornecedor de armas

NO prosseguimento das buscas e captura de criminosos que protagonizam assaltos com recurso a armas de fogo, as autoridades policiais na Cidade de Maputo abateram, na manhã do último sábado, um dos três criminosos que faziam parte de uma "gang" que antes se confrontara com a força. Na ocasião morreu o assaltante que em vida respondia pelo nome de Sumargy Momad Minate, tendo outros dois, de identidade não revelada, sido capturados e conduzidos a uma das celas da corporação.
De acordo com Arnaldo Chefo, porta-voz da PRM na capital do país, a troca de tiros entre a Polícia e o trio de gatunos, teve lugar cerca das 10.30 horas de sábado, no Bairro do Alto Maé, próximo do mercado Estrela Vermelha. O malogrado, que nos meandros do crime era conhecido por Truque-Truque, foi quem empunhava a arma de fogo com a qual confrontou-se com a equipa policial, tendo perdido a vida a caminho do Hospital Central de Maputo, após ser atingido gravemente.
Chefo explicou que um dos dois detidos é apontado como sendo o fornecedor de armamento aos comparsas, não nos tendo sido possível colher mais detalhes sobre os contornos de tal processo. O mesmo gatuno era quem transportava grande parte das viaturas roubadas para a vizinha Suazilândia, onde eram vendidas.
Arnaldo Chefo explicou que esta operação, baptizada por "escorpião", é o prolongamento da que há dias logrou sucessos, com a neutralização de um outro grupo composto por seis indivíduos e que era liderada por Samuel Jamisse Chamguveza (Samito), de 22 anos de idade e residente no Bairro do Chamanculo.
Truque-Truque e Samito evadiram-se da Cadeia Civil em 2006, tendo a polícia desencadeado várias operações com vista a recapturá-los, o que veio a acontecer este mês. O duo é responsabilizado por vários assaltos ocorridos na capital do país, estando a polícia a investigar sobre uma possível ligação criminosa com o fugitivo Agostinho Chaúque.
A polícia não afasta a hipótese de haver uma ligação, isto a avaliar pela amizade mantida entre Samito e Chaúque. Assim, há fortes probabilidades de Truque-Truque ser, também, um dos homens operativos de Chaúque.
Em investigação está também uma possível ligação dos grupos de Truque-Truque e Samito aos recentes assaltos ocorridos em diferentes instituições bancárias. Esta hipótese, segundo os homens da lei e ordem, surge do facto de dos assaltos bancários terem parado.
"Ainda não encontramos um elemento forte nesse sentido mas a ausência de assaltos a instituições bancárias está a coincidir com a captura destes malfeitores. É possível que tenham ocorrido com a mão deles. Por outro lado, a ausência destes delitos pode estar aliada ao facto de a polícia estar presente nas ruas, com forte incidência para os locais onde existem bancos" – disse o porta-voz da PRM na cidade de Maputo.
Refira-se que Samito confessou aos homens da lei e ordem e perante a comunicação social ser o responsável pelo recentemente assassinato de um agente da Polícia de Trânsito em plena actividade na cidade da Matola bem como da morte de um cidadão na zona da Costa do Sol e no roubo de várias viaturas.
Confessou ainda manter fortes ligações com o procurado Agostinho Chaúque e que há dias esteve com ele no Bairro do Alto Maé, numa unidade comercial. Aliás, num dos membros superiores Samito tem uma ferida resultante, segundo ele, de um baleamento protagonizado por Agostinho Chaúque, após um desentendimento entre ambos. 
  Fonte:  NOTÍCIAS   M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Fussy? Opinionated? Impossible to please? Perfect. Join Yahoo!'s user panel and lay it on us.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry