"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

África do Su:l Governo assume controlo pleno da Estação Emissora SABC

 O ANC, partido no poder na África do Sul, deu ordens a deputados da bancada governamental para que aceitassem a lista dos novos membros do conselho de administração da emissora estatal, SABC. Segundo o semanário «Sunday Times» de Joanesburgo, a imposição provocou fortes reacções por parte dos deputados que anteriormente haviam rejeitado pedido idêntico vindo do secretário-geral do ANC, Sankie Mthembi-Mahanyele, para que dessem o seu aval a uma outra lista de membros que passariam a exercer controlo absoluto sobre a linha editorial da SABC, transformando esta estação emissora em instrumento do regime. A nova ordem, que emanou da sede do ANC, foi transmitida pelo ministro da Defesa, Mosiuoa Lekota, o qual, perante a estupefacção dos deputados, disse que a ordem "era para ser cumprida".
Os deputados haviam-se reunido na sede do Parlamento na cidade do Cabo, tendo objectado contra a presença de determinadas individualidades na lista enviada por Mthembi-Mahanyele. Os deputados do ANC opunham-se em particular à inclusão da empresária Gloria Serobe, na lista. De acordo com o «Sunday Times», o nome de Serobe havia sido proposto pela Presidência da República.
A par das suas actividades empresariais, Serobe é advogada de Ronald Suresh Roberts, o autor de uma biografia laudatória do presidente Thabo Mbeki. Serobe já foi membro do Conselho de Administração da SABC, tendo contribuído para o agravar do descontentamento reinante no seio do corpo editorial da estação emissora.
Destacados jornalistas da emissora já se demitiram do cargo desde que o ANC passou a intrometer-se em questões editoriais da SABC, proibindo a transmissão de programas e permitindo a censura prévia de outros.

 Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE / Sunday Times



Shape Yahoo! in your own image. Join our Network Research Panel today!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry