"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 15 de setembro de 2007

Henrique Cardoso defende políticas arrojadas para conter a inflação

O ex-Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso defendeu hoje em Maputo "políticas arrojadas" para conter a inflação, citando o sucesso do Brasil neste campo, mas reconheceu a "fragilidade" de alguns Estados face às exigências do Fundo Monetário Internacional.

Em 1993, Fernando Henrique Cardoso dirigiu o Ministério da Fazenda, conseguindo reduzir a inflação que rondava os 30 por cento ao mês, situação que poderia ter levado à deterioração da situação política do país.

Numa palestra proferida hoje na Universidade Politécnica em Maputo sobre a sua experiência, durante o período em que foi ministro brasileiro da Fazenda, Cardoso apontou as diversas estratégias por si adoptadas para impedir a hiperinflação e que culminaram com a mudança da moeda brasileira, o Cruzeiro para o actual Real.

O ex-ministro brasileiro da Fazenda apontou como exemplo do seu sucesso a mobilização dos parlamentares e a adopção de políticas de previdência social e administração pública, além da democratização do acesso às políticas sociais.

Às vezes, "tinha que ser muito duro com os deputados, que têm uma linguagem muito dura. Um dia no Parlamento perguntaram-me sobre a negociata que estávamos a fazer com o Fundo Monetário Internacional" (FMI), para tentar criar a estabilidade macroeconómica no país, lembrou.

"O Brasil teve que tomar medidas duras para o controlo do défice público", mesmo diante de algumas reclamações do FMI, disse.

Apesar de reconhecer a incapacidade de certos países para fazer frente ao FMI, como foi o caso do Brasil, Cardoso sugeriu a implementação de "políticas arrojadas" nestes Estado, visando inverter algumas situações de dependência àquela instituição financeira mundial.

No seu mandato, antes de assumir a presidência brasileira, em 1994, Cardoso primou pela mobilização de uma maioria parlamentar e conquista da opinião pública a favor do seu plano de estabilização, o Plano Real.

"Enquanto havia recomendações (dos assessores) para não falar com jornalistas (por exemplo) quando entrasse na minha sala, eu fazia o contrário", disse numa alusão a sua estratégia para angariar simpatia da população, já "cansada da inflação".

As medidas de controlo do défice público foram acompanhadas da reforma monetária, que se completou com a entrada em circulação de uma nova moeda, o Real, em Julho de 1994.

Apesar das várias crises externas que tiveram um forte impacto na economia brasileira, as estratégias seguidas pelo sociólogo resultaram na redução da inflação na casa de um dígito por cento anual, que continua até hoje.

Consequentemente, as reformas abriram caminho para a modernização da infra-estrutura económica, com a abertura para investimentos privados nas áreas de telecomunicações, energia eléctrica, petróleo, transportes e mineração, apesar de uma forte oposição no Congresso Nacional do Brasil.

As mudanças escolhidas por Cardoso reflectiram-se igualmente no maior acesso ao ensino básico, bem como na generalização do atendimento básico de saúde e da previdência social e os benefícios gozados por pequenos agricultores, que tiveram acesso amplo à terra e ao crédito. 
 

 Fonte: NOTÍCIAS LUSÓFONAS /

 



Be a better Heartthrob. Get better relationship answers from someone who knows.
Yahoo! Answers - Check it out.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry