"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 29 de setembro de 2007

Cimeira África UE – ÁFRICA

P E N S A M E N T O S
Por: Augusto Macedo Pinto *
Há quem considere a realização desta Cimeira no âmbito da Presidência portuguesa a ter lugar em Lisboa na primeira semana de Dezembro de 2007, como "África – À procura de um novo relacionamento". A primeira Sessão da Presidência Portuguesa da União Europeia em Portugal teve início a 1 de Julho passado na cidade do Porto.

No âmbito da União Africana e como é sabido, já decorreram a 2ª Sessão da Assembleia de Chefes de Estado e do Governo da União Africana que se realizou em Maputo em 2003 de 4 a 12 de Julho e a 9ª Cimeira Ordinária da União Africana em Acra de 1 a 3 de Julho do corrente ano, esta com uma expressiva participação de quarenta chefes de Estado e Governo.

Realmente que tipo de questões os africanos e os europeus irão debater nesta Cimeira de Lisboa?
Que "novo relacionamento" se irá procurar encontrar? Como será o fluxo das pessoas entre ambos os Continentes, mais fácil, mais aberto, sem peias burocrático - administrativas que tudo deitam a perder? Que pensam fazer os países europeus com maior expressão linguística em África, nomeadamente o português, francês, inglês e o espanhol? Qual ou quais os países europeus que têm mais dos seus cidadãos em África?
Como os têm apoiado no terreno através das suas representações culturais, diplomáticas e económicas?
Quais os países europeus com maior número de imigrantes africanos? Como colaboram, apoiam a sua integração?
E as suas representações diplomáticas instaladas nos países de acolhimento europeus são dotadas de meios eficazes de apoio?
Estou convicto de que quando os europeus começarem a OLHAR PARA ÁFRICA como uma alternativa ao seu enriquecimento de relacionamento humano e cultural, de mais uma possibilidade descomplexada de aprendizagem, uma oportunidade sem ser um "depósito de matérias primas" sempre disponível e inesgotável, estaremos a traçar o caminho certo.
Que acções conjuntas poderão ser analisadas pelos africanos e europeus nesta Cimeira que não passem de um desfile de vaidades?

Como se irá abordar a redução da pobreza em ambos os Continentes? A redução do HIV SIDA? Outras doenças graves que afectam os humanos e os animais? E o respeito pelos direitos humanos, sem esquecer que os "linchamentos" mediáticos, a violação do segredo de justiça e o excesso de prisão preventiva, também o são?!? E o ambiente quando estamos a falar da água que bebemos, do ar que respiramos e dos alimentos que comemos, como serão também abordadas estas questões?
Que peso têm os bancos comerciais nas relações entre estes Continentes, a origem dos seus capitais e a distribuição dos seus resultados?

As empresas de transporte de passageiros e mercadorias que ligam África e Europa, como se encontram definidos os capitais de participação, como são distribuídos os seus resultados em função dos passageiros transportados e das mercadorias movimentadas?
E o ensino que experiências se pensa trocar a este nível? E as outras organizações internacionais em língua inglesa, portuguesa, francesa e espanhola que cruzam ambos os Continentes, estarão disponíveis em receber e dar contributos no âmbito desta Cimeira?

A Fundação Portugal África, que tem a sede no Porto e é presidida pelo antigo Presidente da República de Portugal, Dr. Mário Soares, vai levar acabo uma conferência subordinada ao tema Europa – África: uma estratégia comum? , 28 e 29 de Setembro, cujo elenco de palestrantes não necessita de grandes apresentações, Mário Soares, Boutros Boutros– Ghali, Durão Barroso, Luís Amado, José Tadeu Soares, António Vitorino, Lopo do Nascimento, Ismael Valigy, Tomás Augusto Salomão, Artur Santos Silva, Francisco Carvalho Guerra, Fernando Teixeira dos Santos, entre outros.
* Advogado, Antigo Cônsul de Moçambique em Portugal,
Ee-mail: macedopinto@teledata.mz
 Fonte: O AUTARCA 
 M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Got a little couch potato?
Check out fun summer activities for kids.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry