"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Actividades do Governo da Cidade de Maputo serão doadas ao Conselho Municipal

Para garantir voto nas autárquicas

"Como forma de conquistar o maior número de votos nas Autárquicas chegou-se ao consenso de que ao invés de o Governo da Cidade de Maputo atrapalhar-se com a edilidade seria mais prático que as actividades levadas a cabo por si fossem referenciadas junto da população como tendo sido feitas pelo CMCM", disse uma fonte do «Canal de Moçambique»

 O partido Frelimo encontra-se numa autêntica corrida desenfreada contra o tempo. Para desviar as atenções dos munícipes que exigem de Eneas Comiche actual presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) o cumprimento do manifesto eleitoral com promessas que lhe permitiu vencer as eleições Autárquicas de 2003, o que não tem acontecido, os camaradas querem que doravante as actividades favoráveis empreendidas pelo Governo da Cidade de Maputo liderado por Rosa da Silva sejam "doados a Comiche", isto é, para que o mérito dessas realizações da governadora da cidade-província sejam endossados à Edilade da capital do país por forma a que a Frelimo possa capitaliza-lo a seu favor num momento é que está claro que já se está em pré-campanha para as próximas eleições autárquicas em 2008..
Essa decisão, de acordo com uma fonte do «Canal de Moçambique», saiu da última sessão do partido do «batuque e da maçaroca» recentemente levada a efeito na sala de Conferências das Telecomunicações de Moçambique onde a fonte marcou presença.
De acordo com a mesma, que pediu o anonimato por razões óbvias, o objectivo da sessão liderada pelo Secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde era fazer um breve balanço da digressão por ele efectuada recentemente à Cidade de Maputo e ao mesmo tempo amainar alguma turbulência no seio dos camaradas.
A fonte revelou-nos que ficaram dissipadas as dúvidas de que Teodoro Wate será o candidato dos camaradas às eleições autárquicas agendadas para o próximo ano. A avaliar pelas críticas feitas
à gestão do actual Edil Eneias Comiche, e pelo carinho com que aquele advogado foi tratado, a fonte disse-nos que deverá ser este o candidato do partido Frelimo a presidente do Município da Cidade de Maputo. Embora outras fontes indiquem que há quem prefira que seja David Simango actual ministro da Juventude e Desportos.
Todavia a nossa fonte que fez um pedido severo de anonimato disse que o actual edil de Maputo manifestou, embora não de forma aberta, a intenção de continuar à frente dos destinos da cidade Capital.

Vídeos: a táctica de Comiche para a manutenção

Para provar o que tem estado a fazer e quiçá recuperar a simpatia dos camaradas, a nossa fonte disse que Comiche, na companhia dos seus vereadores com mais destaque para Mário Jorge Macaringue das Infra-Estruturas, viu-se obrigado a exibir um vídeo da Mafalala numa desesperada tentativa de remeter a imagem negativa que tem hoje no seu partido.
Segundo a fonte, o economista, aquando das obras no bairro da Mafalala fez questão que se fizessem filmagens da situação das vias de acesso incluindo o sistema de drenagem.
"Trata-se de um vídeo que retrata o antes, durante e depois da reabilitação. Foram imagens impressionantes", revelou a fonte frisando que as mesmas imagens fizeram tanto sucesso que foram imediatamente solicitadas para servirem de "matéria propagandista nas próximas eleições".
A nossa fonte disse ainda que, não obstante os camaradas terem ficado deslumbrados com as imagens, não deixaram de manifestar algum cepticismo em relação ao sucesso do economista caso avancem com o seu nome nas próximas eleições Autárquicas.
"Mais uma vez ficou provado que a figura de Comiche não reúne consenso", revelou a fonte que depois acrescentou "como forma de conquistar o maior número de votos nas Autárquicas chegou-se ao consenso de que ao invés de o Governo da Cidade de Maputo atrapalhar a edilidade seria mais prático que as actividades levadas a cabo por si fossem referenciadas junto da população como tendo sido feitas pelo CMCM", disse a nossa fonte.

Espertezas em curso

A transferência dos méritos das actividades da governadora para a edilidade a acontecer como indica a fonte em que nos estamos a basear acabará sendo uma manobra dos camaradas. Nada mais do que endossar o trabalho levado a cabo por entidades da governadora da Cidade, que nada têm a ver com o município, por forma a acrescentá-lo ao role de poucas realizações do município.
Num outro desenvolvimento, a nossa fonte revelou que alguns directores ao nível da Cidade de Maputo receberam uma chamada veemente de atenção pela forma descuidada como tem vindo a tratar da gestão da coisa pública. O Secretário-geral do partido, Filipe Paunde, quis até perceber a gestão administrativa de algumas instituições provando assim a enorme preocupação reinante e caracterizando ainda o imbróglio que o partido no poder já identificou ao apreciar a gestão que se tem vindo a fazer nas instituições públicas.
As contas das instituições públicas não são apresentadas ao nível do partido, mas sim da sociedade, por isso foi visto que há que correr, revela a fonte.

Bagunças no braço juvenil do partidão

A bagunça que se instalou no braço político daquele partido a Organização da Juventude Moçambicana (OJM) ao nível do distrito municipal número 1 foi também alvo de uma recomendação.
"Paúnde recomendou a sua revitalização urgente durante este mês", disse a fonte.
Depois de uma primeira reflexão e colocação da linha no buraco da agulha, no período do almoço, os camaradas lá foram ao Complexo Residencial Kaya-Kwanga para exibir o seu poderio financeiro e saborearem apetitosos petiscos. Á semelhança do que tinham feito no Complexo Thinyiko comeram do bom e beberam do melhor deixando os serventes perplexos e com água na boca e a comentarem a sorte de milhares de famintos que continuam a pulular pela cidade capital.

(Jorge Matavel)

Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE  PÚBLICO /

M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Shape Yahoo! in your own image. Join our Network Research Panel today!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry