"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 1 de novembro de 2008

Revista de Imprensa - 13



Diário Independente elege três notícias para fechar o mês: FMI encoraja o Governo a prosseguir detenções de suspeitos corruptos, divergências põe em polvoroso no derradeiro dia da XI conferência do CASP, e a ONU condena os avanço dos rebeldes de RD Congo numa altura em que milhares de populares fogem em debandada. David Milliband, Ministro britânico dos Negócios estrangeiros e o seu contraparte francês Bernard Kouchner estão no terreno para consultas do o Presidente Joseph Kabila (Congo) e Paul Kagami (Ruanda).


Canal de Moçambique faz eco a informação que circulou durante a semana sobre o sumiço de cerca de 15 milhões de Meticais que tinham sido alocados na AGEMOD, esta que critica severamente a atitude da 1ª Ministra, Luisa Diogo, na maneiara como lida com os desmobilizados de guerra. O mesmo diário dá conta da nova estratégia do MEC de corrigir os exames do ensino médio electronicamente.

MediaFax, por sua vez, recupera notícia das detenções de altas figures do Estado e Governo, aparecendo o FMI a encorajar a Justiça para fazer mais. Na área cultural e artes, uma exposição de Jesus mostra «dicotomias das ausências».

Diário de Notícias faz menção a grande novidade da semana segundo a qual a União Eleitoral agora apoia a candidatura de Daviz Simango na Beira e promete para breve apresentar-se publicamente. A União eleitoral acusa a Renamo de Afonso Dlhakama de ter rompido a união e seguiu para estas eleições municipais sozinha, sem a ter informado. O outro assunto que pulou para as leads deste matutino é a admissão da PRM de que em Moçambique há tráfico de menores.

Finalmente...

O Correio da Manhã avança com a manchete de que a FMI está satisfeito com o Governo mas num outro desenvolvimento informa que a MOZAL está a passar das suas piores crises, pois porque houve cortes de fornecimento de energia importada da RSA, as suas exportações baixaram em 13% durante o 1º semestre do corrente ano. Por último, uma notícia liga-se ao MEC onde 12 professores estão à contas com a Justiça. Mas, o director do departamento de cerficação e exames, Jafete Mabote, veio ao publico acusar os tribunais de não agilizarem os processo de acusados de fraudes académicas. “É que temos verificado que os processores são esquecidos nos tribunais o que faz com que o crime cometido não seja punido como devia ser”. [Obviamente, os pormenores desta e outras noticias podem ser baixados dos elos acima].

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry