"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Empate permane em Nacala e na Ilha constata-se possivel manobra para ´lixar' a Renamo

Conforme o "Boletim" AWEPA, Parlamentares Europeus para a Africa,e CIP, Centro de Integridade Pública, publicado hoje.

O "Boletim" diz que "após a requalificação dos votos nulos, com base nas duas diferentes contagens paralelas, estimamos que o candidato da Frelimo, Chalé Ossufo, tenha 49,86% ou 49,80% dos votos - mais do que 100 votos a menos do que precisa para evitar uma segunda volta. Os detalhes estão no arquivo em anexo (do Boletim). A nossa nova estimativa baseia-se na requalificação, esta manhã, dos votos nulos pela Comissão Nacional de Eleições que atribuíu a Chalé Ossufo 868, a Manuel dos Santos 431, a Julio Cipriano 39 e a Cesar Gabriel 72.

A requalificação dos votos nulos é aberta à imprensa e aos observadores, e o Boletim assistiu a todo o processo de requalificação dos votos de Nacala Porto. Consideramos que o processo foi feito de forma correcta e consistente. Uma quantidade surpreendentemente alta de nulos (56%) foram aceites como válidos, e a maior parte deles eram óbviamente válidos, não sendo claro, à partida, por que é que a assembleia de voto os considerou nulos.

Para alguns boletins de voto, a decisão era menos clara. Por exemplo, um boletim de voto é considerado nulo se tiver qualquer palavra ou desenho. E a equipe da CNE rejeitou qualquer expressão, como "voto", e assinaturas. Mas letras e rabiscos feitos por eleitores analfabetos foram aceites, de forma coerente e, em nossa opinião, correctamente.

A decisão sobre o segundo volta depende da contagem oficial emitida pela Comissão Nacional de Eleições, e que será, pelo menos parcialmente, feita com base nos detalhes dos editais a ser digitalizados nos computadores da Comissão Provincial de Eleições de Nampula. Esta manhã (terça-feira), a entrada de dados dos editais de Nacala apenas tinha começado, e não deve terminar senão tardiamente, amanhã (quarta-feira)."

No que refere ao caso da Ilha, "os boletins de voto nulos da Ilha de Moçambique também foram reconsiderados, esta manhã. O Boletim viu o que parecia ser um exemplo particularmente flagrante de votos válidos, que haviam sido intencionalmente anulados na assembleia de voto. Neste caso, um grande número de boletins de voto para a Renamo tinha uma segunda marca de tinta com uma cor diferente. A marca normal da tinta nas impressões digitais aparece castanha no boletim de voto, mas a segunda marca nesses boletins de voto, foi feita com tinta roxa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry